Experiência de Marca

A Beleza do bem

Existe parceria melhor do que aquela entre beleza e causa social? Cada vez mais empresas se preocupam com responsabilidade social, seja investindo em grandes projetos ou promovendo campanhas, desde que a ordem seja  praticar o bem.

Em parceria com a UNESCO, L’Oréal  vem atuando na conscientização sobre a prevenção do HIV entre os cabeleireiros através da campanha mundial Cabeleireiros Contra Aids.

O objetivo do programa é oferecer aos profissionais de beleza informações de qualidade, cientificamente comprovadas, para o entendimento prático sobre a Aids. Desse modo, eles se tornam aptos a alertar seus clientes quanto aos riscos da doença e à maneira de se proteger contra ela.

O Programa de Educação Preventiva Contra a Aids começou em 2001 na África do Sul. Mas foi lançado mundialmente em 2005, com a assinatura, em Paris, de um acordo entre a presidência da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais e a UNESCO.

O Brasil foi um dos primeiros países a aderir à campanha, em 2006, tendo o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais. Essa escolha foi fruto do reconhecimento mundial conquistado pelo Brasil, apontado como uma das nações que desenvolve os melhores programas de tratamento e prevenção contra a Aids.

O programa de Educação Preventiva Cabeleireiros contra Aids já chegou a quase 1,5 milhão de pessoas por meio de cursos, treinamentos, participação em feiras e ações diversas. No site www.cabeleireiroscontraaids.com.br, o profissional de beleza, seja dono do salão ou cabeleireiro, recebe gratuitamente materiais de divulgação: banners para decorar o salão, brochuras informativas para seus clientes, broches e ímãs com perguntas e respostas sobre a doença.

Criado em 2011 por Armani, Acqua for Life é um programa mundial de desenvolvimento baseado no acesso universal à água. Desde 2011, Acqua for Live aumentou a conscientização sobre questões relacionadas à água, implementou a arrecadação de fundos e atuou em campo, em parceria com a Cruz Verde Internacional, em áreas sem acesso à água ou à água potável, através da instalação de pontos de água, latrinas, coleta de água de chuva, filtragem de água e sistemas do purificação.

• O programa é mundial e conduzido em parceria com a Cruz Verde Internacional.

• Nos Estados Unidos, Acqua for Life trabalha em parceria com o UNICEF. O programa se destina ao acesso à água e ao saneamento. O acesso à água melhora a qualidade de vida: ele dá a mulheres e crianças acesso à educação porque não precisam mais buscar água para suas famílias.O saneamento garante a saúde e a higiene para toda a comunidade.

• Com a Cruz Verde Internacional, o programa é desenvolvido em 3 continentes (América Latina, Ásia e África) em 8 países (Costa do Marfim, Gana, Senegal, China, Argentina, Bolívia, México e Sri Lanka) em mais de 108 comunidades.

A marca francesa La Roche-Posay, que está no Brasil desde 2000, apoia a Tour de combate ao câncer da pele, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A ação ocorre há oito anos consecutivos, e dá continuidade à campanha #controleosol da própria SBD.

Neste período, o caminhão do tour já percorreu mais de 118 mil quilômetros, visitou 56 cidades em 22 estados, atendeu mais de 18 mil pessoas gratuitamente e realizou mais de 1.500 diagnósticos de câncer da pele. O Tour de combate ao Câncer da Pele disponibiliza também, exames com o Fotofinder, equipamento de alta tecnologia que facilita o diagnóstico do câncer da pele de forma rápida e precisa.

Durante a visita do caminhão às cidades, é oferecido atendimento médico gratuito, amostras de protetor solar e folders informativos com esclarecimentos sobre cuidados e prevenção do câncer da pele, incentivando os possíveis pacientes de risco a fazer o exame preventivo, que é realizado no próprio local. As equipes de atendimento são formadas por dermatologistas locais da SBD que realizarão diagnósticos, além de uma equipe de suporte da La Roche-Posay.

Outra ação importante realizada pela La Roche-Posay também em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, foi a campanha internacional Skinchecker, que alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, criada em 2015. O objetivo da ação é que cada pessoa tenha um papel fundamental no processo de identificação de um potencial caso de câncer da pele, tornando-se um “Skinchecker”, uma pessoa que se preocupa não só em checar os seus sinais como também das pessoas que ela gosta.

O propósito foi não apenas chamar a atenção para a necessidade da autoanálise, mas especialmente incentivar as pessoas a cuidarem de quem gostam o grande diferencial da campanha. Mas a grande missão da Skinchecker é educar toda a população a identificar um sinal suspeito, por meio de de um método rápido e simples, utilizado mundialmente por dermatologistas, o ABCDE.