Experiência de Marca

Bradesco apresenta novo posicionamento

 Campanha usa a voz de Pedro Bial para convidar a população para seguir adiante a despeito de incertezas e inseguranças.

Otimismo e esperança sempre estiveram na essência dos brasileiros. Porém, nos últimos tempos, há espaço para uma atitude mais consciente, pragmática, de quem foi capaz de aprender com a experiência, de quem hesitou, mas optou por avançar.


Um novo estado de espírito emerge no Brasil evocando a noção de que, independentemente das incertezas, o único caminho é seguir adiante. E é nesse cenário que o Bradesco apresenta o seu novo posicionamento: Pra frente.

O conceito foi exibido ao público pela primeira vez neste domingo (16), durante o intervalo do Fantástico, na Rede Globo. A ação é a primeira criada pela Publicis para a marca desde que a agência assumiu a conta institucional, no fim de fevereiro.

“Nosso posicionamento institucional sempre esteve intimamente conectado com o momento vivido pelo Banco, pelo País e pelos brasileiros. Foi assim com o ‘Completo’, o ‘Presença’ e com o ‘Tudo de BRA’”, lembra Marcio Parizotto, diretor de marketing do banco. “Estamos na iminência de uma retomada e, portanto, temos convicção de que devemos olhar pra frente, de forma otimista, mas consciente, sem ingenuidade”.

Segundo o executivo, “o ‘Pra Frente’ sintetiza o propósito de 74 anos do Bradesco de caminhar junto com os brasileiros, e de apoiá-los em suas necessidades e em seus objetivos, a despeito das dificuldades”.

O filme de lançamento da campanha, “Passos”, materializa esse conceito em uma produção que envolveu mais de 500 atores e figurantes, representando toda a diversidade brasileira.

Produzido pela Conspiração e com direção de Breno Silveira (o mesmo de “2 Filhos de Francisco”) e co-direção de Daniel Lieff, o comercial traz um grupo heterogêneo de pessoas. Cada uma delas dá um passo à frente quando se identifica com desafios enfrentados em suas vidas: “Quem já duvidou de si? Quem já teve medo? Quem já ouviu: você não tem idade para isso?” são alguns deles.

Mas quando começam os questionamentos sobre o aprendizado que veio com essas experiências (“Quem aprendeu? Quem se transformou?”), todos começam a caminhar juntos para frente. Fecha o filme a assinatura: “Você tem muitos motivos para seguir em frente. E um só banco. Bradesco. Pra frente”.

“Seguir em frente é a essência da vida. Por isso, o novo posicionamento do Bradesco tem um apelo muito forte em relação a um comportamento positivo: uma ideia de que sempre vale a pena continuar”, comenta Hugo Rodrigues, presidente da Publicis.

Neste primeiro momento, a campanha também conta com peças de mídia impressa, out of home, material de ponto de venda e digital. Na mídia online as peças trazem histórias reais que são exemplos que motivam a se movimentar, a se desafiar e seguir Pra Frente.