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Marketing de Incentivo deve crescer no Brasil, dizem estudos

Dados foram apresentados durante o 2º Incentive Meeting, organizado pela Associação de Marketing Promocional

O Marketing de Incentivo tem grande potencial de crescimento no Brasil, é o que revela o Barômetro 2016 Edenred/Ipsos sobre Bem-estar no Trabalho, divulgado na última semana durante o 2º Incentive Meeting, que reuniu profissionais ligados ao mercado de Incentivos brasileiro. O encontro foi organizado pelo Comitê de Incentivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional.

De acordo com a pesquisa, apresentada pelo diretor do Comitê e sócio da CIAGROUP, Luiz Salles, os programas de incentivo nas empresas são o segundo item de prioridade para 93% dos trabalhadores brasileiros entrevistados, apesar disso, só 17% afirmam que participam de programas de incentivo nas empresas. Foram entrevistados 14 mil trabalhadores em 15 países (802 no Brasil).

“Estamos vivendo um momento especial no mercado, vendo grandes oportunidades, principalmente no mercado de Incentivo. O Incentivo é uma das principais ferramentas do Live Marketing, muitas empresas pesquisadas usam ou esperam melhora para esta ferramenta nos próximos anos”, disse o chairman da AMPRO, Celio Ashcar Junior, citando o estudo da Entidade lançado este mês, sobre o panorama do Live Marketing no Brasil. De acordo com o levantamento, 56% das 156 empresas entrevistadas realizam campanhas de incentivo e 93% pretendem manter ou aumentar o uso de ações de Live Marketing, incluindo o Incentivo, nos próximos três anos.

O 2º Incentive Meeting trouxe também tendências desse mercado em outros países, como Reino Unido, onde a importância do engajamento e da motivação de trabalhadores é reconhecida oficialmente pelo Governo, e nos Estados Unidos. Um levantamento recente, apresentado por Brian Dune, Diretor Geral SVM Europe do Incentive Marketing Association (IMA), mostrou que as empresas engajadas têm 60% mais produtividade, 60% mais criatividade e 40% mais retenção de pessoal no Reino Unido. “Funcionários engajados focam em propósitos e valores e superam seus concorrentes seis vezes mais. Encorajam empoderamento e inovação”, afirmou Dune.

“Um funcionário satisfeito torna-se a pessoa que a empresa gostaria de contratar amanhã. Ele demonstra compromisso pessoal com o trabalho, vai além, faz da companhia e a si mesmo um sucesso, percebe valor na empresa e demonstra compromisso mútuo. Ele consegue grande diferença em resultados, sem necessidade de que a empresa invista muito dinheiro”, complementou Sean Roark, diretor do IMA nos Estados Unidos. Roark trouxe dados do recorte brasileiro de um levantamento do IMA que mostra que apenas 40% dos trabalhadores concordaram que a empresa onde trabalham demonstra reconhecimento e valorização das equipes regularmente.

O encontro trouxe, ainda, cases que testificam a importância do Incentivo para os resultados, como o Clube de Distribuição da Hipermarcas, um programa de pontuação e reconhecimento regular que reúne mais de quatro mil PDVs participantes em todo o Brasil, mais de 40 parceiros e o maior catálogo de prêmios da América Latina. “Com o programa de fidelização a Hipermarcas cresceu 60%”, enfatizou Eliana Araújo, Diretora de Negócios da LTM.

Na sequência, Tiago Oliveira, Gerente de Planejamento & BI da Ticket Serviços; Júlio Quaglia, Sócio-Diretor da LTM, Loyalty and Trade Management; Karina Freitas,consultora e planner de Live Marketing, Pedro Bannura, sócio do Grupo Digi e presidente da agência Digi, e Ana Paula Andrade, Country Manager da MARCO Marketing Brasil e Presidente do Comitê de Trade Marketing da AMPRO apresentaram ferramentas e soluções de incentivos com resultados em tempos de crise, como o uso inteligente do BI & Big Data, o Planejamento de Incentivo, a interação do Field Market o Engajamento e a importância de conhecer o comportamento do público interno, usuário das campanhas.

A primeira parte do encontro finalizou com um painel de debates, que tratou, entre outros assuntos, sobre as mudanças e tendências para este mercado no Brasil. Foram apontados os novos formatos de interação e plataformas de tecnologia, inteligência para que as ferramentas do Incentivo sejam mais assertivas, equipes multi-especializadas, a educação para gestão da informação e a especialização em saber comunicar apreço e gratidão pelas pessoas.

Já a segunda parte do Incentive Meeting levou uma capacitação inédita no Brasil para agências, com certificação internacional do IMA, ministrada por David Roark, do Comitê de Educação do IMA. O evento aconteceu no WTC São Paulo.