Experiência de Marca

Grupo Boticário abre espaço para mães lactantes

O aleitamento materno é um assunto sensível para muitas mulheres que retornam ao mercado de trabalho, já que acabam não conseguindo manter a rotina de amamentação com seus bebês.

O aleitamento materno é um assunto sensível para muitas mulheres que retornam ao mercado de trabalho, já que acabam não conseguindo manter a rotina de amamentação com seus bebês.

Atento a isso, o Grupo Boticário incentiva a amamentação após o retorno da licença-maternidade com iniciativas como o Espaço Nutriz, sala exclusiva de lactação para esgotamento e armazenamento do leite materno.

As salas contam com poltronas, geladeira e bolsas térmicas, além de frascos previamente esterilizados para o armazenamento do leite. No espaço, as mães podem manter o alimento em uma temperatura controlada até o fim do dia.

Após o expediente, a colaboradora pode levar o leite para casa, garantindo assim a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de amamentar os bebês até, no mínimo, completar o segundo ano de vida.

Por esse projeto, o Grupo Boticário foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a primeira empresa do Paraná a implantar integralmente o Programa Mães Trabalhadoras que Amamentam. A Sala Nutriz está disponível nas unidades de negócios da empresa em Curitiba e São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA) e São Paulo (SP), que atendem as funcionárias das áreas administrativas e também operacionais.

“Temos uma série de programas voltados para mães e gestantes que oferecem o apoio necessário às nossas colaboradoras para que conciliem maternidade e carreira. Acreditamos que atitudes positivas como essas têm o poder de transformar a vida de cada um e o mundo ao nosso redor”, destaca Graziela D´Enfeldt, diretora de Recursos Humanos.

Atualmente, do total de 9,2 mil colaboradores diretos da empresa, 56% são mulheres que contam com uma política de benefícios diferenciados, que inclui licença-maternidade de seis meses, creche no local de trabalho ou auxílio-babá, entre outros projetos que também podem ser estendidos para a comunidade.

O Programa de Gestantes, lançado em 1999, reúne mulheres – colaboradoras gestantes, esposas de colaboradores e grávidas da comunidade – em 14 encontros para troca de experiências e receber informações e orientações sobre esse momento marcante da vida da mulher. Os pais também são envolvidos, pois o maior objetivo é preparar toda a família para a chegada do novo integrante.

Conduzidas por profissionais de saúde, como dentista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e pediatra, as atividades tratam de temas como alimentação, cuidados com o recém-nascido, vínculo familiar, aleitamento, vivência de situações práticas da maternidade, entre outros. Essa iniciativa foi finalista do Prêmio Criança, da Fundação Abrinq, em 2016. 

Já o Baby Care, que existe desde 2008, consiste em visitas domiciliares de uma consultoria especializada a colaboradoras e esposas de colaboradores para ajudar nas primeiras amamentações, no banho e nos primeiros cuidados.