A Festa Junina acontece durante todo o mês de junho, se estende muitas vezes até julho, e conta com muita comida, bebida, dança, brincadeiras e alegria! Por isso, separamos 10 motivos para amar essa data.

10 motivos para amar a Festa Junina

20/06/2017

A Festa Junina é uma das maiores tradições culturais do Brasil, comemorada em todas as regiões do país. Diferente de outras festas celebradas em poucos dias, como Carnaval, Páscoa e Natal.

A Festa Junina acontece durante todo o mês de junho, se estende muitas vezes até julho, e conta com muita comida, bebida, dança, brincadeiras e alegria! Por isso, separamos 10 motivos para amar essa data:

1) Chance de encontrar um amor

Uma das brincadeiras mais famosas das festas, o Correio Elegante é uma oportunidade de se declarar a pessoa amada de maneira divertida e romântica.

2) Dançar muito na Quadrilha

Um dos momentos mais esperados das festas juninas é a hora da quadrilha. Após o casamento, os noivos e convidados dançam as músicas típicas com passinhos sincronizados que deixam todos em um clima de festa e descontração.

3) Doces maravilhosos

Sinônimo de muita comida gostosa, nas festas juninas você pode comer muita paçoca, pé de moleque, pipoca doce, canjica, frutas com chocolate, arroz doce, bolo e maçã do amor, sem sentir culpa, afinal, os docinhos fazem parte da festa.

4) Brincadeiras com prêmios

Para quem gosta de jogo, os bingos nas festas juninas sorteiam prêmios variados e ainda toda a família pode brincar. Além disso, quem nunca se divertiu com a tradicional pescaria, com o jogo da argola e com o tomba lata?

5) Festa pra todo mundo

Idosos, crianças, jovens, casais, animais de estimação, todo mundo é bem-vindo na Festa Junina, a comemoração mais democrática de nossa cultura popular. Seja para dançar, comer ou brincar, todo mundo tem o seu espaço e atividade preferida para curtir a data.

6) Comer muitos salgados em várias formas

Tortas, pamonha, pipoca, churrasco, sopa, milho cozido, cuscuz, curau, pinhão, cachorro-quente... quer mais?

7) Beber muito quentão

A Festa Junina é a única data do ano em que é comum beber quentão, por isso, vale a pena aproveitar a bebida que é clássica nas quermesses e festas caseiras.

8) Ouvir muito sertanejo de raiz

Além do forró e músicas de festa junina, o sertanejo de raiz também é outro ritmo que embala o clima junino. Vale dançar com os amigos, a dois, e até extravasar a sofrência.

9) Fogueira com os amigos

No auge do inverno, nada mais gostoso do que se aquecer de forma divertida, seja brincando de pular a fogueira ou conversar em torno dela.

10)  Se vestir como caipira

Todo mundo pode entrar no clima da festa e investir em roupas e acessórios juninos sem gastar ou se preocupar muito. Basta tirar a camisa xadrez do armário, costumar os retalhos nas calças e paletós, colocar o chapéu de palha e investir na maquiagem, que costuma vir cheia de pintinhas na bochecha e bigodes desenhados a lápis preto. 

Quer saber ainda mais sobre a festa junina? Acesse www.festajunina.com.br e veja dicas para fazer a sua festa, sô! 


Fonte:: Redação