Experiência de Marca

Crescimento do setor de Marketing Promocional movimenta operadores logísticos

Lançar um produto simultaneamente em milhares de lojas de um país continental é uma tarefa que exige uma operação logística muito eficaz e bem coordenada.

Lançar um produto simultaneamente em milhares de lojas de um país continental é uma tarefa que exige uma operação logística muito eficaz e bem coordenada. São milhões de brindes, totens, folhetos, cartazes, pontos de exposição que precisam ser montados e até uniformes que devem ser entregues aos promotores de vendas em cada cidade.

O setor de marketing promocional, também conhecido como live marketing, vem crescendo muito no Brasil, principalmente neste momento econômico de baixo crescimento, quando a disputa pela preferência do consumidor é ainda mais acirrada.

Segundo um estudo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), o segmento já movimenta cerca de R$ 44 bilhões por ano e deve continuar avançando nos próximos três anos. A pesquisa revela ainda que que 88% das empresas entrevistadas investem em promoções, 77% em ativações, 83% em incentivo, 92% em eventos e 77% em trade marketing.

De acordo com a Ampro, live marketing é "a atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas produtos e serviços".Somente o setor de brindes espera faturar R$ 7,4 bilhões em 2017.

Os brindes promocionais podem ir desde singelas "lembrancinhas" até presentes mais sofisticados para clientes especiais. Estes contatos são oportunidades para as empresas se relacionarem diretamente com seus consumidores sem fazer grandes investimentos. E o cliente que se sente valorizado tem mais chances de se fidelizar à marca.

A operação logística para o setor de marketing promocional envolve desde o transporte e armazenagem dos produtos e materiais de campanha, passando pela montagem dos pontos de exposição e, em alguns casos, até auditoria para que tudo funcione dentro do planejado. A Pacer Logística tem atuado nesse segmento e recentemente foi responsável pela distribuição e montagem de kits promocionais de Natal em mais de 2 mil lojas de uma grande rede de varejo de alimentos em todo o Brasil.

E para permitir que os clientes acompanhem passo a passo o andamento de suas promoções e lançamentos pelo Brasil afora, a Pacer Logística também deve contar em breve com um portal online com todas as informações e processos em tempo real. "Como estamos presentes com filiais em todas as regiões do país, podemos atender nossos clientes em promoções dos mais diversos portes, desde a distribuição de pequenos brindes até a ativação de grandes campanhas em todo o território nacional", afirma Alex Alves, executivo de Vendas da Pacer Logística.

Sobre a Pacer LogísticaFundada em 2003, a Pacer oferece soluções logísticas em transporte rodoviário, aéreo, armazenagem de cargas, logística reversa, carga fracionada, carga lotação e logística promocional.Com atuação nacional, conta com 20 unidades em diversos estados e mais de 300 funcionários. Entre seus principais clientes estão Nokia, Huawei, Oi e Tok&Stok.