Experiência de Marca

Outra Coisa e Artplan lançam unidade de negócios especializada em BOTs

Agências unem expertises de serviços digitais com linguagem e redação para oferta de soluções completas para marcas do país

O termo BOTs já não causa estranheza junto a muitas marcas, que já fazem uso destes sistemas (robôs) para se comunicarem com usuários simulando uma conversa ou fazendo inúmeras outras tarefas.

Hoje, os BOTs estão presentes nas redes sociais – como Facebook, Telegram, Slack e Skype – e também são utilizados por companhias internacionais para geração de negócios, engajamento e conversas com consumidores.

 

No Brasil, a Outra Coisa, empresa de experiências e soluções digitais do Grupo Artplan, somou forças com a agência Artplan para desenvolver uma unidade de negócios especializada em BOTs, a Heartframe BOTs. “O BOT é um caminho muito curto para conectar marcas e consumidores. A novidade agora é podermos integrá-los com os aplicativos de conversas como Messenger, Telegram, Skype e, brevemente, WhatsApp, que já possuem milhões de usuários no Brasil.

A audiência de uma marca está lá e a necessidade de engajamento é mais baixa. Ou seja, as possibilidades são gigantescas”, afirma Fernando Tchê, cofundador da Outra Coisa.

A união das expertises das duas agências é inédita no Brasil e fundamental para uma comunicação mais agradável e pessoal, aproximando assim a marca de seu cliente. “Os BOTs mais interessantes são aqueles que melhor escolhem as palavras e as metáforas para cada momento, aqueles que sabem quando abrir e fechar uma conversa.

Desta forma, o talento de um bom redator faz total diferença para as interações mais agradáveis com BOTs”, afirma Rodolfo Medina, presidente da Artplan.

As possibilidades de utilização dos BOTs são inúmeras e vão desde atendimento de clientes, compra de produtos, mecânicas de promoções, distribuição de conteúdo até aulas ou ensino de idiomas, entre outros assuntos.

Na página da Outra Coisa no Facebook é possível conhecer e experimentar um case de aplicação desta tecnologia. Para acessar, o usuário precisa abrir uma conversa no Messenger com a página da Outra Coisa e gravar uma mensagem de áudio com alguma música.

Automaticamente, a página identifica qual a música e o artista da canção que está sendo reproduzida. “A inovação não está em um software que consegue fazer isto. O diferencial aqui é não precisar mais de um aplicativo e fazer direto por um perfil do Messenger”, explica Fernando Tchê.

Na área tecnológica, o novo negócio conta com a parceria da Sorte7, liderada por Bruno Kilian, o qual – há 10 anos – cria BOTs para promoções de grandes marcas, para votações de programas de TV e até mesmo de cursos de inglês.

Alguns novos cases e parcerias já estão sendo trabalhadas pelas duas empresas. No link a seguir, www.talkbot.com.br é possível ter todas as informações, explicações e aplicações dos BOTs.