Nestlé realiza ação global de conscientização para o Dia do Oceano

07/06/2019


Companhia realiza caminhada ecológica em diversos países, incluindo o Brasil, além de oficinas educativas para falar sobre a questão do impacto do descarte do plástico no meio ambiente.

nestlé dia do oceanoEm linha com seu compromisso global de sustentabilidade, em especial a questão da redução do uso de plásticos nos produtos, a Nestlé preparou uma série de ações para o Dia do Oceano, comemorado no sábado, 08 de junho.

O melhor do marketing social está aqui.

Leia também: Nestlé Brasil inaugura nova sede e assina protocolo de intenções.

São atividades que trazem como proposta conectar pessoas e atividades para conscientizá-las sobre a preservação do meio ambiente.

No Brasil, a programação tem como destaque a caminhada ecológica (plogging) simultânea em 21 cidades onde há fábricas da Nestlé e em São Paulo, sede administrativa.

nestlé dia do oceano

"Será uma mobilização global da Nestlé, incluindo o Brasil, como um ato simbólico do compromisso da companhia com a questão do plástico e a preservação do meio ambiente, no sentido de revermos nossas atitudes no dia a dia dentro da cidade.", comenta a gerente de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil, Barbara Sapunar.

A ação faz parte da campanha #JuntosPeloOceano, para conscientizar sobre a importância da questão do lixo nas cidades e seu impacto no mar após descarte incorreto.

Trata-se de uma iniciativa que envolve todas as subsidiárias da companhia no mundo, com o objetivo de convidar as pessoas a fazer parte dessa transformação. Cabe ressaltar que companhia assumiu o compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Caminhada ecológica em São Paulo

A caminhada ecológica em São Paulo acontece com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, a partir das 8h, na praça General Oliveira Álvares, no bairro de Pinheiros (Zona Oeste da Capital).

A atividade acontecerá com largadas em grupos, das 8h às 9h, sempre com rotas com partida e chegada na praça. Os percursos variam de 1,5 a 3,5 quilômetros na região de Pinheiros e Vila Madalena. Cada uma das rotas possui um "ponto de interesse" diferente, onde será realizada uma parada estratégica para compartilhamento de informações sobre a atividade.

nestlé dia do oceano

Os participantes deverão se dirigir a uma tenda de credenciamento para receber as instruções da atividade por uma equipe especializada e o kit da atividade, com colete de identificação, saco de lixo biodegradável e par de luvas.

O material recolhido será administrado pela Green Hub, empresa especializada na gestão de resíduos sólidos.

No retorno da caminhada, os participantes poderão conferir a Kick bucket, banda que utiliza instrumentos musicais convencionais e baldes para produzir um som diferente e original, com repertório de jazz, rock, hip hop soul e música eletrônica. O grupo realizará dois shows, com início às 11h e 11h40. Foodbikes estarão espalhadas pela praça, oferecendo diversas opções gastronômicas ao público.

Por fim, um espaço exclusivo da TetraPak, parceira da Nestlé no projeto, ajudará o público na disseminação de informação por meio de oficinas de reciclagem e uso correto do plástico, além de atividades que incluem realidade virtual e uma bicicleta que gera energia.

Rios de São Paulo

A região de Pinheiros é uma das mais tradicionais da Capital paulista, nasceu ao longo do rio Pinheiros, e possui diversos córregos e rios soterrados, cenário que traduz a intenção da Nestlé de mostrar às pessoas que o lixo jogado nas ruas pode ir para os rios submersos e contaminar os oceanos.

O Rio Verde (ou Córrego Verde), na região escolhida para a atividade, faz parte de uma história sobre como São Paulo foi tratando os seus rios ao longo dos anos.

Na região de Pinheiros e Vila Madalena o Rio Verde foi "tampado" por obras públicas, mas continua correndo embaixo dos carros e casas, tendo como principais pontos de nascente locais próximos da Estação Vila Madalena do Metrô, a Rua Abergoária atravessando a Heitor Penteado, a Heitor Penteado próximo a Oscar Freire, estação Sumaré do Metrô e um segundo braço do rio que passa por baixo da Praça Benedito Calixto.

nestlé dia do oceano

Como legado, o local será revitalizado com intervenção artística de grafites e pinturas com temática do oceano, feitas por artistas da galeria Choque Cultural, uma das principais referências globais em arte urbana e contemporânea.

Outras ações da Nestlé

Por conta da complexidade do tema, a Nestlé vem trabalhando em diversas frentes:

  • Parceria de Nescau com o Projeto Tamar – um dos principais projetos socioambientais do Brasil, por meio de apoio financeiro ao projeto e a criação conjunta de campanhas de conscientização sobre a preservação do meio ambiente.?

  • Lançamento de dois packs de Nescau Prontinho: com canudos de papel, e sem nenhum canudo, com o objetivo de estimular as pessoas a utilizar formas alternativas de consumo do produto como, por exemplo, com canudos reutilizáveis.

  • Apoio e estímulo à cadeia de reciclagem, com a participação em iniciativas com o Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem) e o Reciclar pelo Brasil, envolvendo a indústria na busca por soluções ao tema.

  • Realização, em 2019, do primeiro desafio brasileiro de inovação aberta em sua plataforma global, chamada [email protected]é, para buscar soluções para substituir os canudos de plástico, convidando empreendedores e startups a inscreverem suas ideias.

  • Criação, em 2018, do Nestlé Institute of Packaging Sciences, em Lausanne, na Suíça, que atende a toda a Nestlé no mundo, inclusive o Brasil. O Instituto tem o objetivo de avaliar e desenvolver materiais de embalagem sustentáveis e colaborar com parceiros industriais para desenvolver novos materiais e soluções de embalagem.

Fonte: Redação.

TAGs: dia-do-oceano marketing-sustentável meio-ambiente nestlé Sustentabilidade