Para quem está na Capital, andando pela Avenida Paulista, imaginar como é o dia a dia de uma menina adolescente na Zona Rural de uma cidade do Interior do Maranhão pode ser algo bem difícil.
Mais complicado ainda pode ser entender os perigos e os desafios que ela enfrenta em um trajeto corriqueiro da escola para casa, por exemplo.
O melhor do marketing social está aqui.
Para entender outras realidades é preciso chegar a elas, exercitar a empatia e colocar-se no lugar do outro. Essa é a ideia da experiência imersiva Estoure sua Bolha, que a Organização Não-Governamental Plan International Brasil traz a São Paulo em uma criação da agência BySide.
Até 14 de julho, na Praça Oswaldo Cruz, em frente ao Shopping Pátio Paulista, os participantes entrarão, literalmente, em uma bolha e terão a oportunidade de assistir, em óculos de realidade virtual, a um vídeo em 360 graus de uma menina voltando da escola, em Codó (MA). Ela passa por várias situações e quem assiste poderá sentir de perto o que ela vivencia todos os dias.
O vídeo também vai ressaltar dados sobre assédio e violência sexual. “Queremos despertar a empatia nas pessoas, para que elas sejam capazes de sair de sua própria bolha e enxergar a realidade dos outros, em especial das meninas brasileiras.”, afirma Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan International Brasil.
Depois de assistir ao vídeo, os visitantes vão estourar uma bexiga e dentro encontrarão o depoimento de uma menina beneficiada por um dos projetos da Plan pelo Brasil. Após sair da bolha, se quiserem, poderão apadrinhar uma criança ou fazer uma doação individual a um dos projetos.
Quem apadrinhar ou doar, ganhará uma foto com efeito fish eye, que será postada no Instagram da Plan com a hashtag #estouresuabolha. A expectativa é receber cerca de 450 visitantes durante todo o período da experiência.