"Desafio Livre de Plástico" da Corona já tem ganhador

20/08/2019


Projeto PW-F, uma garrafa feita de fibras do bagaço da laranja e de cogumelos, foi o vencedor entre mais de 450 inscrições.

corona parley A cerveja Corona, com a Parley for the Oceans, revelou o grande vencedor do Desafio “Livre de Plástico”, o Projeto PW-F que está desenvolvendo garrafa sustentável para substituir o uso de garrafas plásticas para armazenar os mais diversos produtos. 

O melhor do marketing social está aqui.

Leia também: Corona realiza o Desafio Livre de Plástico.

A inovação receberá um aporte da Corona no valor de R$ 20 mil para continuar a pesquisar e desenvolver embalagens que são feitas, essencialmente, com filamentos do fungo micélio (retirado de cogumelos) na parte externa, e, na parte interna, com fibras do bagaço de laranjas.

corona parley

Além de evitar o uso do plástico, a garrafa final é biodegradável e se decompõe em até dois meses, entregando nutrientes para o solo.

“Fico muito feliz de ter sido escolhido como o vencedor de um projeto como esse, pois sabemos que inovações como essa precisam do apoio correto para serem aplicadas e testadas antes de chegarem aos consumidores.”, afirma Rodrigo da Silva Ferreira, natural de Anápolis e idealizador do PW-F. “Vamos investir o prêmio em expandir nossos testes para garantir a aplicabilidade em escala das garrafas, e, assim, levar uma variação à garrafas de plástico ao mercado.”, finaliza.

O grande vencedor, anunciado durante um evento em São Paulo, foi eleito por uma banca que contou com a presença de representantes de Corona x Parley: Bruna Buás, diretora de Marketing de Corona, e Juliana Poncioni, Parley; além de Richard Lee, Head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev, Erik Novaes de Almeida Silva, diretor de Procurement e Sustentabilidade Packaging da Cervejaria Ambev, Cintia Tieme Kita, gerente de Projetos da TriCiclos, e Fernanda Daltro, head de Campanhas da ONU Meio Ambiente no Brasil.

corona parley

Além do grande vencedor, outros cinco projetos finalistas se apresentaram: “Avoid”, criado por Rodrigo Martins de Campos de Oliveira, que busca promover a implementação de tanques de refill em comércios para evitar a compra de novas embalagens plásticas; “Já Fui Mandioca” (@jafuimandioca), apresentado por Stelvio Massa, que consiste em introduzir no mercado copos e embalagens descartáveis de mandioca; “Caiu na Rede é Cebola”, de Beatriz Mattiuzzo (@marulhoeco), que substitui os saquinhos de supermercado usados para colocar frutas e verduras por uma redinha de pesca reutilizável, produzida artesanalmente pela comunidade caiçara de Ilha Grande; “Capa No Strech”, de Paula Almeida de Sousa, que visa substituir a proteção de pallets por um material novo ao invés de plástico no strech; e o projeto de Arthur Assunção, o “Pó de Malte sem Saco”,  que, por meio da utilização de maquinários fabris, elimina o ensacamento de cereais maltados utilizados na produção cervejeira; sendo que os dois últimos, por estarem ligados diretamente ao negócio cervejeiro, passarão por testes com a Cervejaria Ambev.

Ainda, a Cervejaria Ambev e Corona x Parley também estudarão parcerias com os finalistas e outros inscritos que se destacaram no Desafio.

Fonte: Redação.

TAGs: corona parley responsabilidade-social Sustentabilidade