Experiência de Marca

SXSW terá experiência imersiva sobre o Brasil

 Os participantes do festival South by Southwest 2017 terão a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez no evento, uma experiência imersiva, tecnológica e inovadora proporcionada pelo Brasil.

 Os participantes do festival South by Southwest 2017 terão a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez no evento, uma experiência imersiva, tecnológica e inovadora proporcionada pelo Brasil. A Apex-Brasil montará um Domo com capacidade para sessenta pessoas, no espaço Brush Square Park do Austin Convention Center, em que as pessoas serão convidadas a entrar para assistir à exibição de imagens e filmes projetados em 360 graus.

Produzido pela Outras Telas, núcleo de inovação da O2 Filmes, o Domo trará uma experiência imersiva ao apresentar imagens e informações do Brasil, com destaque para as práticas e tecnologias mais inovadoras e sustentáveis que o país oferece como diferencial econômico e cultural.

O conteúdo terá como curador Fernando Meirelles, um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros, responsável, também, pela direção da abertura das Olimpíadas de 2016, ao lado dos cineastas Daniela Thomas e Andrucha Waddington. O domo terá uma programação com cinco filmes em 360 graus, incluindo o filme produzido para o domo de entrada do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A criação dos filmes é da O2, direção geral de Ricardo Laganaro, co-direção de Alessandra Pellegrino e produção de Janaina Augustin.

"O SXSW é o festival de inovação e conteúdo mais importante e frenético do mundo. O que estamos propondo no domo BeBrasil é um espaço de despressurização, uma pausa no bombardeio de informação que acontece ali, onde o visitante possa respirar, conhecer melhor o Brasil e ao mesmo tempo levar consigo mensagens importantes que o país tem a oferecer: o valor do nosso patrimônio ambiental, a importância de práticas econômicas sustentáveis, criatividade, determinação e busca constante por inovação.  Além de colocar o visitante em locais impressionantes do Brasil com a projeção em 360 graus, mostraremos exemplos inovadores de agricultura sustentável e o filme exibido no Museu do Amanhã, que faz uma reflexão sobre o impacto das ações humanas no planeta, propondo uma reflexão sobre o nosso futuro”, afirmou Fernando Meirelles.

O objetivo é que o visitante possa levar consigo mensagens importantes sobre o que o país tem a oferecer: o valor do matrimonio ambiental brasileiro, a importância de práticas econômicas sustentáveis, a criatividade, a determinação e a busca constante por inovação.

"Juntamos tudo o que aprendemos nesses anos trabalhando com narrativa imersiva para criar uma série de filmes que falam do Brasil de um jeito não-óbvio, de uma forma super sensorial, para incentivar as pessoas a despressurizar do acúmulo de estímulos que elas encontram no SXSW. Trata-se de um festival de inovação e quisemos mostrar o país de uma forma inovadora. Falamos de biodiversidade sem cair no discurso de separar a natureza do homem. No Brasil, a natureza é a base de nossa matriz energética, a água, além de recurso natural, é também a base de nossa geração de energia, graças ao investimento em fontes limpas, então você não pode falar da economia sem falar do respeito à natureza", argumenta o diretor Ricardo Laganaro.

O software Blendy Dome VJ, utilizado para exibição dos filmes no domo, tem tecnologia 100% brasileira: desenvolvido para planetários digitais, pelos United VJs, foi oficialmente adotado pelo MoMA PS1 em Nova York e está presente em mais de 40 países. Um dos filmes apresentados no domo da Apex-Brasil no SXSW, está sendo produzido e criado pelo mesmo time responsável pelas projeções da Cerimônia de Abertura das Olímpiadas Rio 2016, os United VJs, liderado pelos VJs Spetto e Pedro Zaz.

A trilha sonora criada especialmente para o domo, transmitirá diversas sensações aos visitantes, com criação das produtoras de áudio: Raw Audio, DaHouse e Loud.A exibição integra a campanha de promoção internacional da imagem do Brasil no âmbito dos negócios, a Be Brasil (www.bebrasil.com.br), e será uma oportunidade de divulgação internacional dos atributos positivos dos produtos e serviços brasileiros, no maior evento cultural e de inovação do mundo.

O público também receberá kits com óculos para Realidade Virtual fabricados no Brasil, com link para um teaser dos vídeos que estarão no Domo.