Experiência de Marca

Portal dos Jogos Rio 2016 inova com arquitetura inteligente

<!--StartFragment-->O Portal Oficial dos Jogos Rio 2016 é uma solução baseada na tecnologia em nuvem Microsoft Azure integrada à da Atos, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos. O website foi criado para esse que é o evento esportivo mais global do mundo e que mais desperta o interesse de pessoas de diferentes nacionalidades.<!--EndFragment-->

O Portal Oficial dos Jogos Rio 2016 é uma solução baseada na tecnologia em nuvem Microsoft Azure integrada à da Atos, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos. O website foi criado para esse que é o evento esportivo mais global do mundo e que mais desperta o interesse de pessoas de diferentes nacionalidades. Por isso, contou com uma complexa, segura e robusta plataforma, com capacidade suficiente para conectar quase 47 milhões de usuários no mundo. Mais de 460 milhões de páginas foram visualizadas, gerando bilhões de solicitações nas máquinas virtuais de Windows Azure e cerca de 200 mil requisições por segundo (que incluem acessos e cliques), em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) e em diferentes dispositivos.

A estrutura técnica montada para conectar ao mesmo tempo usuários em 200 países diferentes durante os 17 dias dos Jogos Rio 2016 permitiu a exibição dos resultados de mais de 300 provas das 42 disciplinas esportivas, além de calendário, regras estabelecidas pelas Federações, dados sobre os mais de 10 mil atletas e equipes, ranking de medalhas, desempenho por país e muito mais. Mais de 180 profissionais da Microsoft foram mobilizados para o projeto em 8 subsidiárias da companhia pelo mundo (Brasil, Canadá, China, EUA, Índia, Inglaterra, Peru e Rússia).

Todas as informações foram disponibilizadas em mais de 50.000 diferentes páginas HTML, desde o Revezamento da Tocha Olímpica, seções “ao vivo” com detalhes das competições da Rio 2016, até os Jogos Paralímpicos, que iniciarão em setembro. Isto graças a um modelo de tecnologias combinadas, como sensores Omega nas arenas das provas conectados à internet (Internet das Coisas) para a geração de um grande volume de dados (Big Data), processamento em mais de 300 servidores Microsoft Azure e datacenters distribuídos em três continentes.

Além da alta disponibilidade de dados, o portal dos Jogos Rio 2016 reconhece automaticamente o modelo de tela mais adequado para obter a melhor experiência de navegação e interação. E, neste ano, cerca de 56% dos acessos foi via smartphones e tablets, índice superior ao dos Jogos Olímpicos de Londres (40%), em 2012.