Experiência de Marca

Enfim, a medalha no futebol

<!--StartFragment-->A seleção brasileira finalmente conseguiu o ouro olímpico. Na 13ª tentativa, o time nacional venceu a Alemanha, nos pênaltis, por 5 a 4, no Maracanã lotado, e chegou pela primeira vez ao alto do pódio olímpico.<!--EndFragment-->

A seleção brasileira finalmente conseguiu o ouro olímpico. Na 13ª tentativa, o time nacional venceu a Alemanha, nos pênaltis, por 5 a 4, no Maracanã lotado, e chegou pela primeira vez ao alto do pódio olímpico.

No tempo normal, a decisão terminou empatada em 1 a 1. Neymar abriu o placar. Já Meyer descontou. Na prorrogação, a igualdade permaneceu.

O alemão Petersen desperdiçou a quinta cobrança e deu início a festa no estádio carioca. Em seguida, Neymar garantiu a vitória. Para os torcedores, que lotaram o Maracanã, a final teve um sentimento de vingança da goleada de 7 a 1 imposta pelos alemães em pleno Mineirão na Copa do Mundo de 2014.

Neymar foi o destaque da decisão. Ele fez o gol no tempo normal e o último pênalti. Com cãibra, ele comemorou deitado no gramado do Maracanã. A torcida gritava "o campeão voltou".

Depois de um início irregular, quando empatou as duas primeiras partidas, a seleção fez uma campanha incontestável. Venceu todos os mata-matas e sofreu apenas um gol no torneio. Baseado em triangulações e muita troca de passes, o esquema ofensivo desenhado pelo baiano Rogério Micale atacantes funcionou.

Além de se sagrar campeão olímpico, a seleção estabeleceu uma série de recordes nos Jogos do Rio. O time de Micale se tornou o maior vencedor do torneio olímpico de futebol, com 34 vitórias. O Brasil também é agora o maior medalhista da história da competição, com um ouro (Rio-2016), três pratas (Londres-12, Seul-88 e Los Angeles-84) e dois bronzes (Pequim-08 e Atlanta-96).