Experiência de Marca

Rede Publicis Communications realinha operações no Brasil

A Publicis Communications, rede criativa do Publicis Groupe, anuncia mudanças em sua estrutura no Brasil. O CEO da Neogama, Alexandre Gama, deixa a agência que fundou para se dedicar exclusivamente aos seus projetos como empreendedor.

A Publicis Communications, rede criativa do Publicis Groupe, anuncia mudanças em sua estrutura no Brasil. O CEO da Neogama, Alexandre Gama, deixa a agência que fundou para se dedicar exclusivamente aos seus projetos como empreendedor.

A Neogama inicia um processo de integração com a Leo Burnett Tailor Made, que absorverá o atendimento a todos os clientes da agência com exceção da Renault, cuja conta irá para a carteira da DPZ&T em um processo de transição que se inicia em dezembro. A vocação da Publicis Communications de prover a melhor entrega estratégica e criativa aos clientes foi o principal direcionamento na hora de realizar as mudanças.

“Alinhar as duas agências criativas vai possibilitar combinar o espírito empreendedor da Neogama com a escala da Leo Burnett Tailor Made para oferecer melhores e mais amplas soluções aos clientes. Alexandre deixa um inegável legado criativo para todas as marcas com as quais ele trabalhou e nós o agradecemos pela contribuição. Estou ansioso para trabalhar mais com Marcio e Marcelo que assumem agora a liderança de uma oferta ainda mais forte e estratégica aos clientes”, diz Justin Billingsley, Publicis Communications Global Chief Operating Officer. O movimento de integração total entre Neogama e Leo Burnett tem previsão de ser finalizado nos primeiros meses de 2018 – quando a marca Neogama deixa de existir e os profissionais da agência passam a trabalhar dentro da Leo.

“Criei a Neogama com a missão de fazer da agência uma das principais referências criativas do planeta. Tenho a certeza de que alcancei a meta e de que esse DNA foi o responsável pelos grandes cases, prêmios e performance que ela alcançou, tanto antes, quanto durante a fase de associação com a BBH e o Publicis Groupe", comenta Alexandre. A saída do executivo do grupo foi preparada de forma planejada, paulatina e conjunta ao longo dos últimos dois anos.

Alexandre Gama fundou a Neogama em 1999 e em 2002 vendeu uma participação minoritária da agência à rede inglesa BBH, na qual o Grupo Publicis já tinha uma participação. Isso fez com que a agência passasse a se chamar Neogama/BBH. Em 2012, o Publicis Groupe adquiriu 100% das ações da BBH e da Neogama/BBH e Alexandre passou a atuar como worldwide chief creative officer (WCCO) da rede inglesa, sucedendo Sir John Hegarty, um dos seus fundadores. Em 2016, o executivo deixou a sua função global na rede e a agência passou a atuar de forma independente dentro do grupo retornando ao seu nome original.

Novos rumos – O novo desenho do atendimento às contas da Publicis Communications no Brasil levou em consideração o profundo conhecimento que as agências têm do mercado, seu potencial criativo e a sua afinidade com as contas. Compõem o portfólio atual da Neogama as marcas Química Amparo, O Boticário, Mobil, Santher, Perfetti Van Melle, Sompo Seguros, Infojobs e Autostar.

“Nossa prioridade neste momento, será garantir a excelência da entrega aos clientes – os que estão chegando e os que já estavam na agência – e integrar o nosso time para que esse resultado seja efetivo”, comenta Marcio Toscani, copresidente da Leo. “Alexandre Gama é um dos maiores ícones criativos do mercado publicitário, um redator impecável. É uma honra dar continuidade ao trabalho iniciado por ele. Tenho certeza absoluta de que o time da Leo Burnett Tailor Made vai trabalhar para elevar ainda mais a entrega estratégica e criativa dos clientes. Hoje temos um universo de oportunidades na criação de conteúdo integrado e inovador. Somos apaixonados por ideias que transformam o business dos nossos clientes. Posso garantir que todas as marcas da Neogama serão atendidas com essa mesma paixão e energia”, complementa Marcelo Reis, também copresidente da Leo.

Justin Billingsley, Marcio Toscani e Marcelo Reis

Para Eduardo Simon, CEO da DPZ&T, a chegada da Renault está totalmente alinhada à vocação da agência para atender grandes contas e à sua experiência com clientes do setor automotivo. “A Renault é uma das maiores montadoras do mundo e uma marca admirada internacionalmente. Tenho certeza de que, com o conhecimento que temos do mercado e os valores que compartilhamos, essa parceria renderá grandes frutos.”