Esta é a última semana do FIL (Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens) e a programação está repleta de performances artísticas internacionais e espetáculos.

Palco Aberto FIL PETROBRAS é o grande destaque da última semana do Festival

12/10/2017

Esta é a última semana do FIL (Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens) e a programação está repleta de performances artísticas internacionais e espetáculos.

Para celebrar o Dia das Crianças, o FIL Day vai reunir no Centro Cultural Correios na quinta-feira , dia 12, atividades gratuitas como oficina de sling do Coletivo Abrigo, performances de circo contemporâneo do Picante Circo, oficina e desfile de body painting com a artista uruguaia Gabriela Kolto e intervenções urbanas.  

Para tornar a experiência ainda mais saborosa, o chef Josival Silva vai preparar tapiocas coloridas e saudáveis e a Laranja Vegana apresenta seus brigadeiros sem lactose.  

Um repeteco acontece no sábado, dia 14, para aqueles que não puderem ir ou os que querem se divertir novamente com as experiências citadas.

A comemoração continua no CCBB com a apresentação da performance de dança “Ô Boca”, da artista francesa Eleonore Guisnet. No CCBB, o espetáculo começa às 18h e custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). No Centro Cultural Correios, as atividades iniciam às 15h30 e são gratuitas, com exceção da venda das tapiocas e brigadeiros veganos.

Na sexta-feira, 13, estreia o Palco Aberto FIL PETROBRAS criado para apresentar artistas inovadores que normalmente não têm espaço. A atividade receberá números, performances e curiosidades de diversas linguagens, vindas de qualquer pessoa e de artistas em geral. O objetivo é mostrar o que há de mais inovador no mundo criativo das artes cênicas e visuais.

Serão três dias (13, 14 e 15 de outubro) intensos com mais de 40 artistas revelados e pré-selecionados pelo exigente júri do FIL. Os candidatos que passarem pela pré-seleção da sexta, 13, se apresentam no sábado, 14. Já no domingo, 15, acontece a final do concurso. 

“Manaká Passarinheiro” é um dos destaques do sábado, 14 de outubro. Destinada aos bebês a partir dos 18 meses, a atração celebra a infância por meio de 13 músicas com composições despretensiosas e divertidas. A aula-espetáculo “O Livro dos Acalantos” também vai fazer sucesso com a criançada no sábado. Livremente inspirada na conferência do poeta espanhol García Lorca, “Las Nanas Infantiles”, o autor, cantor e contador de histórias José Mauro Brant faz uma viagem poética pelo universo das cantigas de ninar brasileiras dando voz a uma vasta pesquisa que une canções, poemas, referências literárias de diversos autores  e composições de seu espetáculo “Makuru – Um musical de ninar”.

Domingo, dia 15, o FIL despede-se do público com a aguardada final do Palco FIL PETROBRAS no CCBB. O preferido pelo voto popular ganhará o PRÊMIO FIL PETROBRAS INOVAÇÃO: uma viagem com acompanhante para Mulhouse e Kingersheim, na França, onde acontece um dos mais importantes eventos de artes para o público jovem: o Festival Momix, parceiro internacional do FIL.


Fonte:: Redação