Experiência de Marca

Nike lança camisa da NBA com aplicativo NikeConnect

Se há uma questão interessante sobre o futuro da internet das coisas é a seguinte: como os gadgets vão se comunicar com objetos que não têm necessariamente conexão?

Se há uma questão interessante sobre o futuro da internet das coisas é a seguinte: como os gadgets vão se comunicar com objetos que não têm necessariamente conexão?

A NBA deu um passo a frente neste sentido, e lançou nesta semana o aplicativo NikeConnect, que curiosamente é ativado através das novas camisas da Nike para a maior entidade de basquete do mundo. O anúncio da novidade aconteceu em Las Vegas e contou com a presença de jogadores de todos os 30 times da NBA.

Utilizar a ferramenta é aparentemente simples: o fã do esporte só precisa abrir o dispositivo em seu smartphone e "ler" a etiqueta que fica localizada na parte inferior da camisa. A partir disso, o celular mostrará vídeos com melhores os momentos daquele time, ou até do jogador dono da camisa. Além disso, a interação com o aplicativo no dia do jogo pode render ofertas especialmente para o seguidor da NBA.

“Nós sabemos o que podemos fazer – produzir uniformes espetaculares. Mas nós queríamos fazer algo a mais e sabemos da paixão que os consumidores têm por seus jogadores e times", disse Stefan Olander, vice-presidente de inovações digitais da Nike.

Outra novidade interessante é a seguinte: Os torcedores que comprarem uma camisa específica do jogador ainda  ganharão, ao escanear a etiqueta, um código para melhorar o desempenho deste atleta no jogo de videogame NBA 2k18.

Você já imaginou o potencial de big data que o aplicativo poderá gerar para a marca? O VP de inovações digitais da marca já: "Vamos poder dizer ao LeBron quantos torcedores dele conferiram a etiqueta de Beijing", exemplificou.