Experiência de Marca

Harley-Davidson do Brasil inaugura novo Centro de Treinamento em parceria com o SENAI-SP

 A Harley-Davidson do Brasil inaugura seu novo Centro de Treinamento em parceria com o SENAI São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tendo como principal objetivo certificar o conhecimento e as habilidades dos técnicos de serviços pós-vendas da rede formada por 21 concessionárias autorizadas H-D em todo o Brasil.

 A Harley-Davidson do Brasil inaugura seu novo Centro de Treinamento em parceria com o SENAI São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tendo como principal objetivo certificar o conhecimento e as habilidades dos técnicos de serviços pós-vendas da rede formada por 21 concessionárias autorizadas H-D em todo o Brasil, no que tange a manutenção preventiva e corretiva das motocicletas da marca. As novas instalações ficam na escola SENAI “Conde José Vicente de Azevedo”, no bairro do Ipiranga, na cidade paulistana.

Essa mudança visa aprimorar ainda mais os cursos já oferecidos pela Harley-Davidson, e que agora fazem uso dos laboratórios, de novas tecnologias e da experiência em treinamento de uma instituição de renome como o SENAI-SP. Além disso, o novo espaço vai proporcionar aos técnicos uma “imersão total” em um ambiente 100% voltado ao ensino. A capacidade de treinamento foi mantida com a mudança, e continua a oferecer as 500 vagas anuais.

O BTF (Brazilian Training Facility) está estruturado no formato IST (Individual Skills Training) ou seja, Treinamento de Conhecimento e Habilidades Individuais, o que proporciona a cada técnico em treinamento a utilização do seu próprio ferramental, além de uma motocicleta para cada profissional, ou seja, um técnico por posição de trabalho.

A companhia oferece um total de 12 cursos em sua grade, sendo que sete deles são direcionados para os técnicos de serviços pós-vendas com direito a certificação conferida pela HDU (Harley-Davidson University), e os outros cinco cursos são exclusivos para treinamento das forças armadas.

A Harley-Davidson do Brasil dispõe de 16 motocicletas para os cursos, sendo que seis delas são modelos 2017 já equipadas com o recém-lançado motor Milwaukee-Eight, além de 12 carrinhos de ferramentas da marca Snapon contendo 12 jogos de ferramentas especiais Bosch para uso individual dos técnicos, que também têm acesso a equipamentos para desmontagem e balanceamento de roda eletrônico, prensa e outras tecnologias de ponta. A grande maioria dos equipamentos são importados dos Estados Unidos.

Conforme o profissional avança com a conclusão dos cursos realizados, ele pode ser reconhecido em até cinco níveis diferentes. Ao atingir a categoria “staff” do programa de reconhecimento técnico, ele recebe um portifólio para o registro dos cursos concluídos do programa, e mais um conjuto de patches, sendo um do programa de treinamento PHD e outro relativo ao primeiro nível conquistado. Para todos os demais níveis atingidos – “Technician”, “Advanced Technician”, “Expert” e “Master” – além do carimbo com a data de conclusão do curso no portifólio, ele recebe um patch diferenciado com a descrição do nível do programa de reconhecimento concluído.

“A parceria entre o SENAI-SP e a Harley-Davidson é muito significativa porque, além da transferência tecnológica, incorpora mito, qualidade, força, design e desempenho”, comemora Walter Vicioni, Diretor Regional do SENAI-SP.

“O novo centro técnico do SENAI-SP e da Harley-Davidson reforça o compromisso da indústria paulista de oferecer educação profissional de excelência. O trabalho conjunto das duas marcas resultará em uma metodologia de ensino alinhada aos padrões internacionais”, explica  Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do SENAI-SP.

Para Antônio Cantero, Managing Director da Harley-Davidson do Brasil, a mudança trará inúmeros benefícios tanto para a marca quanto para o SENAI. “Por meio da parceria com a Harley-Davidson, o SENAI-SP, além de ter acesso às tecnologias da nossa marca, poderá também, futuramente, disponibilizá-las por meio de cursos de curta duração direcionados para a comunidade e para os clientes, indo ao encontro de seu principal objetivo, que é difundir o ensino técnico no Brasil, contribiundo para a valorização ainda maior de nossa marca pelo País”, comenta.