Experiência de Marca

Festival “Guia dos Quadrinhos” traz exposições inéditas, palestras, brincadeiras, lançamentos e raridades

Sua turma aí é vidrada em HQs, revistinhas, cartoons, comics, quadrinhos? Aposto que eles vão adorar este evento, um dos eventos “nerds” mais esperados do ano: “Festival Guia dos Quadrinhos”, que celebra este ano sua décima edição.

Sua turma aí é vidrada em HQs, revistinhas, cartoons, comics, quadrinhos? Aposto que eles vão adorar este evento, um dos eventos “nerds” mais esperados do ano: “Festival Guia dos Quadrinhos”, que celebra este ano sua décima edição. Trata-se de um grande encontro de colecionadores, editores, artistas e amantes das revistas em quadrinhos, em um evento que traz exposições inéditas, bate-papo, palestras, convidados especiais, brincadeiras, lançamentos, raridades e muitas novidades desse segmento. Anote aí: dias 8 e 9 de abril, das 10h às 21h, no Clube Homs, próximo ao metrô Brigadeiro.

O Festival Guia dos Quadrinhos teve início em 2009 , quando se chamava Mercado de Pulgas. É promovido pelo Guia dos Quadrinhos, site que reúne o maior banco de dados e acervo de capas de gibis publicados no Brasil. O objetivo principal é resgatar, preservar e divulgar a memória dos quadrinhos.

Programação

Além de mesas com raridades, novidades e souvenirs do universo nerd, estão programadas paletras com profissionais renomados como Daniel HDR (Red Sonja, X-Men Forever), Omar Viñole (Coelho Nero), Paulo Crumbim e Cristina Eiko (Quadrinhos A2, Penadinho – Vida) levantarão temas sobre o mercado em suas palestras, entre outros convidados.

Neste ano a Marvel completa 50 anos no Brasil, e para comemorar, o colecionador Alexandre Morgado estará lançando no Festival Guia dos Quadrinhos 2017 o livro “Marvel Comics: A Trajetória da Marvel No Brasil”, e promoverá uma exposição com mais de 50 revistas da Marvel da sua coleção.

Os dois homenageados desta edição são Lilian Mitsunaga – uma das primeiras mulheres a desbravar o mercado com a profissão de “letrista”, ainda tímido – com grandes contribuições nos quadrinhos Disney e de super-heróis da Editora Abril e o desenvolvimento de 15 fontes diferentes para o álbum Asterios Polyp, criadas a partir da caligrafia do autor David Mazzucchelli.

O outro homenageado é o artista americano Jack Kirby, que completaria 100 anos de nascimento e ganhará uma exposição inédita com páginas do livro “Os Mundos de Jack Kirby: Tributo ao Rei dos Quadrinhos”, que traz 100 artes exclusivas de artistas brasileiros homenageando um dos nomes mais importantes dos quadrinhos, numa obra inédita e de tiragem limitada. A obra, iniciativa da organização do evento, está arrecadando recursos pelo coletivo Catarse (www.catarse.me/jackkirby_100anos) e será entregue durante o evento.