Experiência de Marca

Festival de tecnologia transmite palestras ao vivo pela internet neste sábado

No próximo dia 2 de setembro (sábado), ocorre a terceira edição do Festival Red Bull Basement, cujo tema é Tecnologia e Sociedade. Uma série de palestras e oficinas, além de uma exposição (todas gratuitas), tomam conta do Red Bull Station, no Centro de São Paulo.

No próximo dia 2 de setembro (sábado), ocorre a terceira edição do Festival Red Bull Basement, cujo tema é Tecnologia e Sociedade. Uma série de palestras e oficinas, além de uma exposição (todas gratuitas), tomam conta do Red Bull Station, no Centro de São Paulo, para tratar especialmente sobre como projetos inovadores podem solucionar diversos tipos de questões sociais.

Quem não puder comparecer ao evento neste sábado terá uma boa chance para conferir algumas palestras pela web, já que elas que serão transmitidas via streaming, ao vivo, pela página do Red Bull Station no Facebook (www facebook.com/RedBullStation).

O primeiro bate-papo a ser exibido, às 11h30, é "Vivendo Dentro da Máquina: Como Sobreviver à Datacracia do Futuro", em que Luli Fadherer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA da USP e consultor para projetos de inovação digital, fala sobre datacracia, o regime político cada vez mais baseado em dados, sensores e analytics que é utilizado para um novo modelo de vida nas “cidades inteligentes”.

Às 14h, Laís Higashi, presidente da ONG Um Litro de Luz, que leva energia elétrica a comunidades que vivem sem luz, conta um pouco sobre seu bonito projeto. Para fechar, às 15h35, Jorge Lopes, doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, discute o panorama atual e perspectivas futuras dos sistemas de manufatura aditiva e escaneamento 3D.

A programação completa do festival está em www.redbullbasement.com. A seguir, veja as palestras que serão exibidas ao vivo pela internet:

Dia 02/09, às 11h30
"Vivendo Dentro da Máquina: Como Sobreviver à Datacracia do Futuro"

Com Luli Radfahrer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA da USP e consultor para projetos de inovação digital. Datacracia é o regime político cada vez mais baseado em dados, sensores e analytics, que muitas vezes causa problemas e miopias geopolíticas. Um exemplo é a operação do metrô de Londres estar nas mãos da Microsoft, que usa os dados obtidos para fins comerciais. A palestra vai abordar os riscos da manipulação de dados, os seus significados e o que esperar da vida dentro de cidades inteligentes.

Dia 02/09, às 14h
“Litro de Luz: Iluminando o Mundo, uma Garrafa de Cada Vez”

Com Laís Higashi, presidente da ONG Um Litro de Luz, que leva energia elétrica a comunidades que vivem sem luz. Ela vai contar como o movimento, que já alcança mais de 20 países, utiliza garrafas PET e energia solar para iluminar as casas de comunidades de todo o mundo.

Dia 02/09, às15h35
“O Futuro das Manufaturas Distribuídas”

Com Jorge Lopes, doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. O panorama atual e perspectivas futuras dos sistemas de manufatura aditiva e escaneamento 3D, que transformam a prática de designers, engenheiros e artistas, é tema da palestra de Jorge Lopes. A democratização e disseminação dos meios tecnológicos através de sistemas abertos, bem como as novas tecnologias que impactam a qualidade de vida e a longevidade, também serão abordadas.