Experiência de Marca

SerasaConsumidor realiza projeto itinerante para educação financeira

Diferente do formato tradicional de eventos da empresa, o SerasaConsumidor ousa e vai para estrada, transformando um caminhão em palco de um projeto inovador que leva serviços gratuitos e informação à população.

Diferente do formato tradicional de eventos da empresa, o SerasaConsumidor ousa e vai para estrada, transformando um caminhão em palco de um projeto inovador que leva serviços gratuitos e informação à população.

O SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, em parceria com a Ativos S.A., percorre o Brasil, com mais de 39 cidades no roteiro, ao longo de um ano.

Hoje, o caminhão itinerante está no interior de São Paulo, após ser lançado em setembro. Serão mais de 18 mil km rodados para levar informações, que contribuam para o desempenho da vida econômica das pessoas. Chegando na Amazônia, um barco também será adaptado para atender, pelo menos, 4 cidades da região.

“O desafio é grande: serão 43 mini eventos que, em sua totalidade, ganham uma dimensão expressiva. Em cada parada nos preocupamos com todos os detalhes para um evento funcionar, divulgação e cuidado no atendimento ao público”, diz Daniel Ebbesen, Gerente do SerasaConsumidor.

O caminhão

Uma verdadeira estação móvel de atendimento e educação financeira, com 15 metros de comprimento, adaptada com 16 totens de autoatendimento e uma equipe preparada para dar todo suporte aos consumidores.

Os serviços

O SerasaConsumidor oferece ao cidadão a autoconsulta de CPF, para que ele possa conhecer sua pontuação de crédito, o SerasaScore, o Cadastro Positivo, e o alerta de documentos extraviados, assim como orientações para regularização de pendências financeiras e renegociação de dívidas atrasadas.

Hoje, todos esses serviços também estão disponíveis gratuitamente no site www.serasaconsumidor.com.br, no entanto, como aproximadamente 50% dos brasileiros não têm acesso qualificado à internet e atualmente cerca de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes no país, o SerasaConsumidor encara o desafio de levar informações e serviços apostando em um formato dinâmico e itinerante.

A Ativos S. A., maior Securitizadora do Brasil, com mais de 20 milhões de clientes em carteira, fechou a parceria com o SerasaConsumidor para que seus clientes possam negociar suas dívidas com condições especiais no próprio caminhão.

A missão da empresa é auxiliar na regularização das dívidas com vistas a reinserção do consumidor no mercado financeiro. Para saber se a dívida poderá ser negociada, o consumidor tem a possibilidade de consultar no site do SerasaConsumidor e no site da Ativos ou 0800-644-3030.

Emprego dos Sonhos

Além dos serviços oferecidos pela Serasa no projeto itinerante, recentemente a empresa realizou um processo seletivo para o ‘Emprego dos Sonhos’. A vencedora foi a paranaense Débora Mara Bucco, de 28 anos, que terá a missão de viajar por todas essas cidades para conhecer de perto e escrever sobre a realidade financeira das pessoas, seja com exemplos de sucesso, que possam estimular outros consumidores, ou com casos de endividamento e inadimplência, onde seja possível ajudá-los a fazer o melhor uso de suas próprias informações. Débora concorreu com mais de 120 mil candidatos, entre divulgação de vídeo e entrevistas online e individuais, e por um ano terá o salário total de R$ 100 mil (a ser parcelado pelos doze meses).

Destinos previstos no projeto:

São Paulo, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Curitiba, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Bauru, São Carlos, Santos, Vitória, Manaus, Belo Horizonte, Parintins, Uberlândia, Santarém, Goiânia, Macapá, Brasília, Feira de Santana, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Palmas, Cuiabá, Campo Grande, Maringá, Londrina, Rio de Janeiro, Niterói, Diadema, entre outras.