No próximo dia 2 de setembro (sábado), das 11h às 20h, vai ocorrer a terceira edição do Festival Red Bull Basement, cujo o tema desta vez será Tecnologia e Sociedade.

Festival de Tecnologia oferece palestras e oficinas que trazem soluções urbanas

18/08/2017

No próximo dia 2 de setembro (sábado), das 11h às 20h, vai ocorrer a terceira edição do Festival Red Bull Basement, cujo o tema desta vez será Tecnologia e Sociedade.

Uma série de palestras e oficinas, além de uma exposição, vão tomar conta do Red Bull Station, no Centro de São Paulo, para tratar especialmente sobre como projetos inovadores podem solucionar diversos tipos de questões sociais.

O modo como a tecnologia é capaz de ajudar no desenvolvimento democrático e maior participação popular, as ferramentas usadas para essa descentralização e os exemplos inovadores de cidadãos que tomam parte na gestão de assuntos de interesse público são os tópicos que vão nortear esta edição do Festival Red Bull Basement.

Um dos destaques entre os palestrantes é Luli Fadherer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA da USP e consultor para projetos de inovação digital. Ele vai falar a respeito da datacracia, o regime político cada vez mais baseado em dados, sensores e analytics, que usa informações pessoais para fins comerciais.

Aprender a usar o Arduino para criar um sistema de irrigac?a?o automatizada de hortas urbanas e construir um mobiliário urbano coletivamente estão entre as oficinas que serão oferecidas gratuitamente.

Mais uma vez, haverá o Café Reparo, ponto de encontro de quem deseja consertar equipamentos ou dar novos usos a eles. A ideia é também interromper o ciclo de descarte.

Na programação também está prevista a apresentação dos projetos dos residentes da 3ª Residência Hacker, que selecionou seus protótipos de várias partes do Brasil. Durante a residência, eles ganham auxílio para desenvolverem seus projetos cujo objetivo final é resolver questões urbanas e deixar um legado para a sociedade. 


Fonte:: Redação