Experiência de Marca

A RP Week está só começando

O segundo dia da RP Week continuou a todo vapor. A maior semana de Relações Públicas do Brasil só está começando e, nesta terça-feira, o destaque ficou por conta da palestra com o pessoal da Todo Mundo Precisa de um RP, idealizadores do evento, e a palestra com Fabio Mergulhão e Adriano Panda da agência Aktuellmix.

O segundo dia da RP Week continuou a todo vapor. A maior semana de Relações Públicas do Brasil só está começando e, nesta terça-feira, o destaque ficou por conta da palestra com o pessoal da Todo Mundo Precisa de um RP, idealizadores do evento, e a palestra com Fabio Mergulhão e Adriano Panda da agência Aktuellmix.

A quarta edição da RP Week, que traz como tema “Habilidades que Transformam”, acontece até o dia 15 de julho, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Muito se fala sobre construir relacionamentos entre marcas e seus públicos através de experiências, mas o grande desafio é criar uma ação verdadeira e que gere engajamento. No primeiro workshop do dia, “Brand & Consumer Experience”, Fabio Mergulhão e Adriano Panda da agência Aktuellmix, instigaram os participantes a desenvolverem ideias de forma assertiva.

Fábio, ressaltou que o olhar é a principal ferramenta para a comunicação. Já Adriano apontou que não se tem uma formação ideal para se trabalhar em algum lugar hoje – “O que aprendi na faculdade, estou começando a exercer agora, depois de 16 anos de carreira. Estou aprendendo sobre estratégias de negócio para não partir somente do sentimento, mas também direcionar para a razão, focando em performance e resultado”.

Ainda pela manhã, também aconteceu o workshop de “Carreira internacional”, que trouxe reflexões sobre a construção de carreira internacional em relações públicas. Ariane Feijó, Guilherme Alf e Pedro Prochno, da Todo Mundo Precisa de um RP, compartilharam aspectos sobre suas atuações como RP na Europa, China e América Latina, respectivamente, apontando alguns desafios e possibilidades para quem deseja cruzar as fronteiras do seu território.

Fluência no idioma, aspectos culturais, investimento financeiro e oportunidades internacionais foram debatidas, a fim de estimular o público a encarar seu sonho profissional.

Simultaneamente aos workshops, aconteceu uma visita a VivaReal, startup que atua no segmento imobiliário e que respira RP em seu cotidiano. Durante a visita, os participantes puderam conhecer alguns de seus projetos de relações públicas, que através da constante mensuração de resultados, indica excelência comunicacional.

Outro ponto de destaque para a startup é a comunicação interna, que voltada especificamente à qualidade de vida e trabalho do colaborador influencia na melhor entrega de resultados organizacionais.

Durante a tarde, foi momento de refletir sobre os robôs que estão invadindo o mundo, no workshop “Dados e inteligência artificial: Eles vão revolucionar seu trabalho como RP”, ministrado pelo Francisco Estivallet, cientista de dados da Cappra Data Science. Big Data, Algoritmos e Inteligência Artificial foram alguns dos desafios apresentados, bem como toda essa informação e revolução tecnológica podem influenciar o trabalho do profissional de Relações Públicas.

Por isso, Francisco desafiou os participantes da atividade a descobrirem que o valor dos dados está em transformar os números em informação, baseada na tomada de decisão, ao simular a criação de um chat bot.

Na noite do segundo dia de evento aconteceu o lançamento do RPocket, promovido em parceria com o Grupo In Press. A consultora de comunicação da In Press Porter Novelli, Daiana Rodriguez, apresentou o case “Doe Leite Materno”, campanha social criada para a Baby Dove, de Unilever. A profissional destacou a importância do storytelling, pois “atrás de toda grande causa, existem grandes histórias e protagonistas”.

Na ocasião, Fabiane Klafke, da Todo Mundo Precisa de um RP, também compartilhou sua experiência no Festival de Criatividade de Cannes Lions e apresentou o case vencedor na categoria de PR – “Amazon warrior safe collection”, da Ketchum (Little George). A partir de suas experiências no festival, Fabiane ressaltou que para ganhar um leão em Cannes, é preciso desenvolver uma campanha que gere resultados de negócio ou impacto social.

Para encerrar a noite uma mesa redonda sobre “Protagonismo & Atitude”, com a publicitária Vânia Ferrari, que trouxe a provocação de que os profissionais do século XXI devem atuar como “agentes de mudança” e não apenas como executores. Mais que um debate, Vânia mostrou de uma forma descontraída, ensinamentos para que todos saiam da zona de conforto e vejam o quanto nosso trabalho requer dedicação, estudo, bom humor, técnica e sobretudo empenho diário.

E o número de inscrições para o evento aumentou no segundo dia de RP Week, já são mais de 2.800. Ao todo o evento conta com 14 workshops, quatro palestras gratuitas e sete palestras na RP Talk. Durante a RP Week também serão realizadas visitas em agências de comunicação e a famosa Botecada RP, que integra conteúdo e happy hour.