Experiência de Marca

ESPM/Sioux traça o perfil dos campeonatos de games

Estamos propondo uma pauta para explorar a participação de gamers em campeonatos. Segundo dados da pesquisa Game Brasil 2017, 63,6% dos jogadores brasileiros nunca assistiram campeonatos profissionais. A pesquisa está em sua 4ª edição e traz o cenário atual do mercado de games.

Estamos propondo uma pauta para explorar a participação de gamers em campeonatos. Segundo dados da pesquisa Game Brasil 2017, 63,6% dos jogadores brasileiros nunca assistiram campeonatos profissionais. A pesquisa está em sua 4ª edição e traz o cenário atual do mercado de games.

O levantamento foi realizado pela agência de tecnologia Sioux, pela empresa de pesquisa especializada em consumo Blend New Research, e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. Foram entrevistados 2.947 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.

Com a grande exposição de campeonatos nos últimos anos, a pesquisa Game Brasil 2017 buscou entender como os jogadores encaram essa modalidade cada vez mais profissional, o “E-Sport”. A maioria dos gamers nunca participou de um campeonato (61%), porém 37% participaram entre amigos e 2% já participaram de um grande evento, com organização oficial e premiação.

Do total dos entrevistados, 36,4% já assistiram a algum tipo de campeonato de jogos profissionais (comparado aos 26% da pesquisa anterior), sendo 72,1% através da internet, 44,8% pela TV e 18,9% no local do evento. O fato marcante aqui é o de 63,6% dos gamers brasileiros ainda não assistiram campeonatos profissionais.

A audiência de campeonatos profissionais é composta majoritariamente por jovens de 16 a 24 anos (43%), homens (46%). A maioria dos espectadores de E-Sports se consideram como “hardcore gamers” (68%) ou “algo entre casual e hardcore” (50%).