Experiência de Marca

As marcas e suas ativações no Lollapalooza 2017

Festival tem como patrocinadores Skol, AXE e Fusion, que prometem impacto. Outras marcas também fazem suas ativações no festival

Um dos festivais de música de maior sucesso no Brasil, o Lollapalooza também se transformou em um dos maiores eventos para exibição de marcas e ativação de experiências com o público. Na edição de 2017, que acontece neste sábado (25) e domingo (26), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, não será diferente.

O festival se tornou uma marca tão forte, que a maioria das pessoas já o conhecem pela abreviação ‘Lolla’. Você se lembra de algum evento desse porte que é conhecido por um apelido? Pois é… E se você não está em São Paulo, o Promoview disponibiliza novamente a timeline exclusiva, que você não vê em nenhum outro blog por aí.
Nela reunimos as postagens de todos os participantes que usam a #lollapalooza e dos principais patrocinadores do festival.
Daí é um olho na transmissão e outro na tela do Promoview. É só clicar e se atualizar na hora sobre o que está bombando e como os participantes estão aproveitando o festival.
E se você estuda marketing nós trazemos uma reportagem completa com as ações e justificativas dos patrocinadores para realizá-las.
Aproveite.

“O festival nos permite uma aproximação muito grande com os consumidores. No Lolla, conseguimos proporcionar uma experiência de marca que fica gravada nas memórias das pessoas, além de demonstrarmos o conceito da nossa linha de antitranspirantes – ‘Transpirar nunca. Perder o seu estilo jamais’. Com as ações, mostramos como a marca é versátil e pode acompanhar esse cara em todos os seus momentos, dos mais ativos, aos mais estilosos – como é a atmosfera do Lolla e o mood de AXE”, conta Larissa Jorge, gerente de marketing de AXE, marca da Unilever que patrocina o festival.

De acordo com a executiva, o Lollapalooza é um dos canais ideais para falar com os homens, público-alvo da marca. “Como todos os anos, buscamos fortalecer a conexão com a marca de forma natural”, acrescenta a executiva. “Buscamos estimular a singularidade dos homens com ações que conversam e impactam diretamente cada um – o Lolla é um desses canais ideais que nos permite fazer isso”.

O Lollapalooza Brasil 2017, organizado pela Time For Fun, abre os portões às 11h deste sábado, 25. E, como todos os anos, desde que surgiu no cenário musical brasileiro, o festival se esmera em produzir ações com patrocinadores e marcas apoiadoras para entreter e prestar serviço para o público que toma o local, o Autódromo de Interlagos. Uma das atrações que ficou marcada na história do evento, no entanto, deixará de acontecer: o Lolla deste ano não terá roda gigante. Porém, em seu lugar, há um novo brinquedo, um kamikaze.

Chevrolet

A Chevrolet, um dos três patrocinadores do festival, é a responsável pela instalação da nova atração do Lolla – que acontece até o domingo 26. Como nos anos anteriores, a montadora destaca o modelo Onix, que dá nome ao palco que fica mais distante do Lolla Lounge, espaço vip onde também acontecem diversas ativações das marcas presentes no evento.

Esse Projeto incrível é da lampada.ag para Chevrolet no Lolla 2017

Kamikaze é uma estrutura que lembra um barco e que funciona como um pêndulo, desenvolvendo velocidade para dar uma volta de 360º. O brinquedo está instalado numa das partes mais altas da área ocupada pelo Lollapalooza. Ele atende 32 pessoas por vez.

A diversão tem duração de 10 minutos, contando com o embarque e desembarque. Estará ativo das 12h às 22h. O espaço onde está o kamikaze recria um ambiente de parque de diversões, com redes, balanços, desenhos do Ônix e mesmo com um carro para o público conferir de perto (veja mais detalhes nas fotos feitas pelo Clubeonline, na visita que fez ao evento durante a montagem).

A montadora tem ainda o Onix Tatoo Studio (para tatuagem, piercings e pinturas corporais e faciais), com 21 profissionais. O estúdio de tatuagem terá uma versão no Lolla Lounge. A empresa promoverá também uma ação com os óculos do Snapchat. É o Spectacles Snapchat Experience, que permitirá gravar e publicar posts no perfil de quem testar o acessório.

Skol

A Skol, por sua vez, aposta em interatividade com o público e em arte ao vivo. A empresa conta com a grafiteira Tainá Criola para pintar uma das paredes do Espaço Skol, que fica na parte mais alta da área do palco batizado com o nome da marca. A artista participou do projeto Reposter, que promoveu uma releitura de velhos cartazes da companhia que tinham tom machista. Ela pretende expressar a quebra de estereótipos com os grafites que fará durante o festival.

Além disso, o Espaço Skol tem um mural para que as pessoas deixem mensagens ou cartazes com fotos do perfil do Facebook. A ação Skol Messenger, elaborada pela F/Nazca, transforma o QR Code do aplicativo de conversas em um bottom ou em um pôster que pode ser colado nesse mural. Sob o lema "Puxe um papo fora do quadrado", quem passar pelo espaço poderá fazer a leitura do código e se conectar a essas pessoas. "Temos buscado incentivar que as pessoas descubram a beleza do diferente, da pluralidade e que se conectem de verdade uma com as outras, abandonando padrões  e estereótipos. Este é um caminho que estamos trilhando lado a lado com nossos consumidores. Queremos impulsionar as pessoas a se permitirem criar novas conexões”, declarou Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Skol.

Axe

A terceira marca patrocinadora do Lolla, Axe, traz de volta uma experiência que fez muito sucesso na edição anterior. É o “Se Joga”, que consiste de uma plataforma da qual as pessoas se lançam e caem em um enorme colchão de ar. Agora são três alturas diferentes: 8, 11 e 14 metros. Os mais corajosos – ou sejam, quem pular do último ponto – vão ganhar uma bandana desenvolvida pela Ellus. Os saltos serão registrados em fotos e vídeos.

A plataforma está montada de frente para o palco Axe – no ano passado, ela estava disposta ao lado. Na área foi criado um painel de LED no formato da embalagem de Axe, que fará a contagem regressiva para os saltos, exibirá as próximas bandas e artistas a subirem no palco e mostrará imagens das ativações, criadas pela Hands, e mais posts e tweets publicados com a hashtag #FindYourMagic.

No espaço da marca no Lolla Lounge, Axe reproduziu um estúdio em que as pessoas poderão se agitar para criar um videoclipe. As melhores performances da ação “3 segundos de mágica” estarão nas páginas da marca nas redes sociais e vão subir também na lata gigante de LED.

Outro ponto importante é que a marca dá nome às pulseiras equipadas com tecnologia RFID, que substitui o ingresso de papel e serve de crédito para compra de bebidas, comidas e de outros produtos no festival. O Axe Lolla Cashless é uma das novidades da edição deste 

Ray-Ban

Apoiadora do Lolla, a marca Ray-Ban montou uma brincadeira com a proposta de fazer com que os participantes se sintam estrelas da música. É a “Batalha de astros”, em que duas pessoas se enfrentam em um palco após selecionarem uma de 40 faixas de três estilos diferentes (pop, rock psicodélico e rock clássico). Os candidatos terão à disposição roupas e adereços para caprichar na performance. Não ganha quem tem a melhor voz (a brincadeira consiste em fazer uma boa dublagem), mas quem faz a melhor apresentação, na avaliação do público presente. Quem responde pela ativação é a Oito Agency.

A marca, que completa 80 anos, também tem em seu espaço um túnel do tempo para mostrar alguns modelos icônicos. Quem quiser provar os três produtos feitos para o festival poderá tirar fotos em um painel com ilustrações. Quem postar fotos com os óculos de sol da campanha nas redes sociais terá direito a um voucher de desconto de R$ 100 para comprar produtos da marca na pop up store instalada em Interlagos.

Fusion Energy Drink

A Fusion, apoiadora do festival, montou uma tela digital interativa para que as pessoas possam personalizar sua bebida. A marca apresenta ao público novos sabores do energético (Wake Up laranja, pêssego e limão com hortelã, e T-Break). Quem passar pelo espaço, poderá selecionar o estilo de seu copo a partir dessas telas. Por meio dessa ação, as pessoas poderão provar os novos energéticos sem ter de pagar por isso. Mas o Fusion tradicional estará à venda pelos bares do evento.

Twitter e Multishow

m parceria com o Multishow (@multishow) e o Lollapalooza Brasil (@LollapaloozaBr), o Twitter anuncia diversas ações para fazer com que o público tenha uma experiência mais interativa ao acompanhar os shows do festival, que acontece neste fim de semana (25 e 26 de março) em São Paulo, com transmissão ao vivo pelos canais Multishow e Bis (@CanalBis).

Como parte das ações, Tweets com a hashtag #LollaNoMultishow serão acompanhados por um emoji especial do evento, que estará ativo na plataforma até a manhã de segunda-feira (27). Alguns dos Tweets com a hashtag serão mostrados pelo Multishow na tela da TV durante a transmissão do evento.

O perfil do Lollapalooza Brasil (@LollapaloozaBr) também levará aos fãs do festival fotos, GIFs e vídeos de artistas e celebridades direto dos bastidores. Por meio da hashtag #LollaBR será possível acompanhar os principais Tweets sobre o evento no Twitter.

Além disso, o Moments, ferramenta de curadoria do Twitter que busca os melhores Tweets e assuntos mais relevantes todos os dias, vai destacar os principais Tweets relacionados ao festival: vídeos, GIFs, memes e muito mais.

Ducoco

A Ducoco, por sua vez, participará do evento com uma ação de degustação do Leite Ducoco pronto para beber. No Lolla Lounge, os convidados vão experimentar o leite vegetal de coco recém-lançado pela marca em shakes para dar energia para a maratona de shows. A ação foi desenvolvida pela agência Rock e reforça a origem 100% vegetal do produto.

Wewi

Pela primeira vez na história dos grandes festivais de música, o refrigerante exclusivo do evento será uma marca que não faz parte do mainstream do mercado. O Wewi, refrigerante orgânico, natural e livre de conservantes, é quem assume o desafio de atender ao público do Lollapalooza 2017.

Kibon

A Kibon estará presente no festival e dentro do Lolla Lounge com a Linha Cornetto.

Puma

Pela primeira vez no Lollapalooza Brasil, a Puma ofertará uma área de experimentação de alguns modelos de tênis da coleção que envolve o cantor The Weeknd.

Cabify

A Cabify é a transportadora oficial do Lollapalooza 2017 e levará o público para ver seus ídolos com o máximo de conforto, segurança e economia.

A marca oferecerá uma ação promocional para que todos possam curtir o Lollapalooza do melhor jeito. Quem nunca andou antes de Cabify, garantirá 70% off na ida e volta do Autódromo de Interlagos usando o código promocional CabifyLolla.

Quem já é um usuário Cabify, garantirá 40% off na ida e volta do Autódromo de Interlagos com o código promocional Lolla2017.

Espumante Salton Brut 

A Vinícola Salton será a marca de espumante oficial do Lollapalooza Brasil neste final de semana, em São Paulo. O espaço badalado do Lollalounge oferece aos convidados atrações inéditas, vista privilegiada dos shows, banheiros exclusivos, open food snack bar e, agora, o espumante Salton Brut à vontade. Para quem quiser curtir sem preocupações, a área VIP ainda oferece transfer de ida e volta saindo do Shopping Market Place.

São esperadas 190 mil pessoas nos dois dias do evento (total), o que indica que está será a maior edição do festival, que acontece pelo sexto ano no Brasil.

SERVIÇO

Lollapalooza Brasil 2017
Datas: 25 e 26 de março de 2017
Local: Autódromo de Interlagos | Avenida Senador Teotônio Vilela, 261 – Interlagos, São Paulo
Classificação etária: Crianças com menos de 05 anos – não será permitida a entrada. De 05 a 14 anos: Permitida a entrada acompanhado por pais ou responsáveis. A partir de 15 anos: Permitida a entrada desacompanhados.
Acesso para deficientes
Informações: www.lollapaloozabr.com