Experiência de Marca

Segmentação e personalização dominam o 2º dia da NRF

As empresas que usam dados e os interpretam estão florescendo e prosperando no varejo. Veja as impressões de Romano Pansera no 2º dia da NRF

Um dia depois de uma abertura em um tom muito humanista, onde Kip Tindell, chairman da NRF pronunciou que "produtos e serviços técnológicos são commodities mas as pessoas não", a maior convenção de varejo do mundo teve sequencia na 2a. feira e foi marcada por apresentações destacando a utilização da tecnologia e meta dados para este ano.

                                 Richard Branson da Virgin

Pela manhã a presença de Richard Branson, CEO da Virgin movimentou o Jarvis Center. O que chamou atenção na apresentação de Branson foi a crença no Capitalismo Consciente.

O mega empresário acredita que se cada um fizer uma ação onde existe necessidade esse círculo energético gerará uma espiral que vai interagir com outro e assim o bem e o desenvolvimento se perpetuarão.
Richard Branson se notabilzou colocando na prática esta forma de pensar e agir quando Nelson Mandela encontrou-o em um banheiro e disse "Richard, você precisa ir amanhã para a África do Sul e assumir uma empresa que está demitindo 6 mil pessoas". E Branson seguiu no dia seguinte, assumiu e reorganizou a empresa em questão e ainda desenvolveu uma rede de academias no país.

Outra apresentação marcante foi a da Intel que mostrou uma ação do Alibaba, na China, que criou um aplicativo de realidade virtual para os shoppers utilizarem nas compras e mostrando o produto e suas características e preço com uma realismo excepcional para quem está distante dali. Com esse uso de realidade virtual, dados são gerados e os varejistas podem otimizar os seus processos e preços para promover uma experiência memorável e também rentável.

Já na apresentação da Home Depot o destaque ficou para as técnicas de abordagem pela propaganda segmentada para cada indivíduo. Os executivos mostraram exemplos de e-mail marketing totalmente individualizado, considerando características demográficas, psicólogicas e até mesmo físicas dos clientes, deixando o alerta de que quando se considera os dados do cliente para a personalização é importante validá-los para ter certeza de que eles são daquele cliente.

Por fim o pessoal da Home Depot reforçou os princípios daquilo que está sendo chamado de "a nova propaganda" e que consiste em sociabilizar a relação inspirando e facilitando os acessos do cliente, contextualizando as ofertas a partir das informações de localização no momento da oferta, assim como a localização da loja também.
Com isso na mesma temporada um anúncio para o cliente de Miami é diferente do cliente de Minneapolis ou daquele de San Francisco. O foco agora é chegar o mais próximo possível da personalização da propaganda e do atendimento a cada um dos clientes.