Experiência de Marca

NRF 2017 coloca o indivíduo como prioridade na corrida tecnológica

O momento do ano mais inspirador para os varejistas do mundo todo começou em NY com uma clara mensagem de que as pessoas são muito mais importantes do que a tecnologia

Começou neste domingo o momento do ano mais inspirador para os varejistas do mundo todo – o NRF Retail´s Big Show – a convenção anual da National Retail Federation (NRF), que acontece até 17 de janeiro em Nova York. Há mais de um século, varejistas de várias partes do globo se reúnem para discutir tendências, conceitos e melhores práticas para seus negócios.

Promoview acompanha o evento desde 2007 por meio de comentários e impressões de especialistas brasileiros que acompanham os painéis e a feira da associação americana de varejo. Este ano a participação especial em nossa cobertura é do Romano Pansera, que você já conheceu em nosso post da última semana.

Para Romano, ficou claro no primeiro dia a intenção da NRF em colocar nesta edição do evento uma grande relevância no papel das pessoas, deixando para os fornecedores mostrarem a evolução da tecnologia no dia a dia do varejo.

A valorização dos indivíduos apareceu com intensidade logo no primeiro painel da NRF onde os CEO’s do Walmart, Macy's e Ashley Stewart conversaram sobre as transformações em função das novas tecnologias enaltecendo a necessidade em colocar, antes de tudo, foco nas pessoas e na cultura das corporações como base de um varejo de sucesso.

A conversa girou sobre os desafios de manter os times capacitados e preparados para lidar com os avanços tecnológicos mas sobretudo, valorizados. A mensagem ficou clara no discurso de KipTindell, Chairman da NRF. "O maior ativo da indústria de varejo é a energia e o talento de sua força de trabalho." Mais tarde a premissa foi reforçada com o anúncio por parte da Fundação NRF em reunir os principais varejistas e organizações sem fins lucrativos para lançar RISE Up (Retail Industry Skills & Education), uma iniciativa inovadora de treinamento e desenvolvimento de jovens profissionais para atuarem no varejo dos Estados Unidos.

Ao longo do dia desfilaram exemplos para ilustrar a mensagem da NRF em 2017 como a atual CEO da rede Home Depot que contou sua trajetória, iniciada como assistente de caixa, passando pela Sundance – rede de lojas fundada por Robert Redford – que acredita no trabalho de valorização das equipes para ampliar o vínculo emocional com a marca.

Outro exemplo relevante foi mostrado pela DXL que remodelou seu modelo de negócio, promovendo a inclusão dos consumidores XL na moda por meio de curadoria de grandes marcas como Lacoste, Ralph Lauren para este público com excepcionais resultados de experiência de compra e construção de embaixadores da marca. E na apresentação aguardada por muitos, a GameStop mostrou seus principais métodos de atuação e o grande valor que dá a participação da marca em eventos assim como a forma que trabalha para transformar este momento em um canal de vendas, além dos processos e métodos para tornar o momento de compra único e pessoal, denominado "Be in Love".

Brasileiros no palco: platéia cheia no painel coordenado por Alberto Serrentino com a participação de Arthur Grynbaun, do Boticário
Scott Kelly contou sua experiência de confinamento na Estação Espacial e deu lições corporativas

Entre os momentos mais empolgantes, a palestra de Scott Kelly, astronauta que ficou por um ano confinado na Estação Espacial Internacional.Kelly contou sua incrível história, permeada com apresentação de formatos de trabalho desenolvidos pelo pessoal da NASA, como a técnica para compartimentalizar as informações, que leva os profissionais a aturem somente naquilo que eles tem controle, deixando também lições que todos sabem mas que ganham reforço quando são diatas por um profissional com a trajetória como a de Kelly: “defina claramente sua meta colocando objetivos ambiciosos”

E por fim o fator crucial de impulsionamento do varejo: a propaganda. Uma pesquisa inédita foi apresentada confirmando a tendência a qual os leitores do promoview já conhecem e que detalha a forma como a comunicação deverá ser trabalhada, estruturada em conteúdo, contexto, comunidade e colaboração entre marcas e consumidores numa construção conjunta e coerente para ambas as partes.

Promoview segue acompanhando a NRF 2017 e apresenta uma timeline exclusiva que mostra as postagens de todos os participantes em todas as redes sociais. Visite e confira em www.livemarketing.com.br

Veja também: vídeo mostra a expectativa dos especialistas em live marketing para 2017.