Experiência de Marca

Belas Artes é a única brasileira no SXSW 2017

Professor Alexandre Kuroda vai apresentar painel sobre as tendências nos projetos de arquitetura e urbanismo para os próximos anos

Em março, a cidade de Austin, no Texas, receberá a 31ª edição do South By Southwest, principal evento de tecnologia, interatividade e novas mídias do mundo. Conhecido como SXSW, o encontro reúne empreendedores, investidores, líderes e grandes empresas que buscam por novidades e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo será a única escola brasileira presente no principal evento, que acontece entre 10 e 19 de março.

Alexandre Kuroda, Professor da Belas Artes e Arquiteto

A instituição, que investe na arquitetura paramétrica e em design de ambientes virtuais – inclusive, inaugurou recentemente seu próprio Laboratório de Design e Experiências Imersivas em parceria com a O2 Filmes, Beenoculos, Flexform e Floresta – será representada por Alexandre Kuroda, arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo.

No dia 13, às 12h30, com o painel “From Mud Cracks to Buildings: Endemic Interstices”, Kuroda falará sobre processos computacionais para a elaboração de modelos de arquitetura. A palestra discorrerá sobre o uso de formações não lineares complexas organizadas através de ferramentas digitais de design, utilizando padrões de rachaduras que ocorrem em lama, e usadas para gerar estruturas de edifícios que possuem estabilidade estrutural, proteção solar e controle de fluxo de ar.

“As ferramentas computacionais abrem um mundo de possibilidades em arquitetura e design. Elas permitem a construção de arquiteturas como sistemas, que articulam ativamente parâmetros como meio ambiente, ergonometria, tectônicas, desejos dos usuários, etc. Sintetizados e apropriados pelo arquiteto, produzem propostas ainda mais ricas e completas,“ afirma Kuroda.

Com mestrado no Design Research Lab da Architectural Association (AA), em Londres, Alexandre Kuroda tem experiência como arquiteto no escritório Zaha Hadid Architects, no Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados e no Defournier Arquitetos. Além disso, é fundador do estúdio de arquitetura Alexandre Kuroda + Arquitetos, baseado em São Paulo.

O SXSW apresenta, ainda, dois eventos menores: o SXSW Edu (6 e 9 de março) que fala sobre inovação voltada para educação, e o SXSW Gaming (16 a 18 de março) que aborda o universo Geek por meio de exposições e apresentações. O SXSW, como um todo, é referência no setor de tecnologia e inovação. Ano passado reuniu mais de 350 mil pessoas em mais de 2,4 mil painéis de discussão.

O cronograma completo está disponível no: www.schedule.sxsw.com .