Experiência de Marca

Veja as ativações no Lolapalooza 2016

<!--StartFragment-->Promoview mostra as ativações que envolveram participantes do Lolapalooza 2016<!--EndFragment-->

O Autodromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu neste final de semana (12 e 13 de Março) a quinta edição brasileira Lollapalooza .
Além das atrações musicais,o evento produz uma série de ações de live marketing, ativações, ações de sampling e lançamento de produtos dos patrocinadores formado por Axe, Chevrolet, Sempre Livre, Skol e Trident, e dos apoiadores Ray-Ban, C&A e Fusion Energy Drink. A C&A levou o público literalmente ao passado com um tema vintage em seu espaço no lounge. Além disso, a loja instalou um carrossel, pontos de Wi-Fi e bancos com carregadores de celular. Os primeiros visitantes vestidos com alguma peça da rede que apareceram por lá  ganharam uma pulseira de acesso ao Lolla Lounge, para fotos e brinde aos participantes.

 

Já a Chevrolet, batizou um dos palcos com o modelo Onix, instalou uma roda-gigante com 20 metros de altura para a diversão dos espectadores e, no seu espaço reservado, ofereceu uma ação de realidade virtual com um passeio com o Onix, desenvolvido pela Personal Press e uma experiência musical na qual o participante pode gravar seu show particular dentro do automóvel, com adereços para caracterizar um estilo musical presente no line-up. A Chevrolet levou ainda o estúdio de tatuagem Soul Tattoo Art & Café

Geraldo Rocha Azevedo, diretor da Time For Fun, organizadora o festival, comemorou o clima no evento, enalttecendo que as marcas precisam estar inseridas de forma orgânica dentro do contexto para que a propaganda não seja agressiva e tenha resultados indesejados. “As marcas entendem que nossos conteúdos são uma excelente plataforma de engajamento e a prioridade é enriquecer a experiência do público, ser parte integrante desta experiência”, afirma.

No espaço da Trident, da Mondelez, as ações giraram em torno do conceito “Refrescância”. A presença no evento faz parte da estratégia de pré-lançamento de Limão Ice, produto da linha Trident Fresh. Este conceito alimentou todas as plataformas digitais da marca. O novo sabor apresentado exclusivamente no festival chegará ao mercado nos próximos dias.

Entre as ativações da marca, o espaço Trident Fresh Limão, com 100 metros quadrados, que se transformou em um iceberg com tobogã de cinco metros de altura. Além disso, a marca também montou um estúdio de tatuagem para o público e levou um carrinho de sorvete com Trident Fresh Limão Ice para o Lolla Lounge (camarote do festival).  “Queremos estar próximos do público jovem e marcar presença neste ambiente de música”, contou Felipe Michelotti, gerente de marketing da Mondelez Brasil, que estava em frente ao espaço.

       Espaço Ray-Ban no Lollapalooza

Já a Ray- Ban,entre as principais marcas participantes do Lollapalloza e realiza a ação “Open Your Heart Project” durante o evento. Primeiro trabalho criado pela F.biz para a marca da Luxottica, a ativação comunicou o lançamento do Clubround, que é resultado da união entre os modelos Clubmaster e Round. No lounge de Ray-Ban, desenvolvido pela M.Checon o visitante encontrouum ambiente dividido por janelas gigantes em forma de dois óculos. Embaixo de cada janela, um tablet onde os participantes puderam optar por conhecer ou não aqueles que aparecem do outro lado.

Para Axe, as ativações representara o alinhamento da marca com sua campanha global “Find Your Magic”, que celebra a diversidade e a desconstrução de estereótipos. O conceito central das ativações foi o “Cara do Lolla”, convidando o consumidor a experimentar algo novo e se livrar de estereótipos.

Para isso, a marca armou o “Se Joga no Lolla”, uma torre de salto para quem quisesse se aventurar por novas sensações.

Axe ofereceu uma torre de salto para causar novas sensações

No Lolla Lounge, ofereceu a experiência de uma foto. “Queremos valorizar a identidade de cada pessoa, não determinar o que ela tem que ser”, apontou Larissa Jorge, gerente de marketing de Axe.

Para esta mega ativação a Axe contou com três equipes no festival. Enquanto duas delas captaram as experiências vividas pelo público (fotos e vídeos), uma terceira esteve a postos para gerar conteúdo em tempo real. “Tornaremos praticamente instantânea a interlocução entre a marca e a audiência, ampliando a presença e a relevância de Axe além das fronteiras do festival”, conta Zito Campos, diretor de inovação e planejamento.

Marca de cerveja oficial, a Skol  recebeu artistas do selo Skol para pocket shows. O espaço “Turn the Music On” foi aberto para todos. Suas caixas de som gigantes e o formato de toca discos evidenciavam o desejo da marca de comunicar-se por música. 

Um disco de vinil gigante compõe o cenário. O artista Ivan Shupikov  criou um desenho mesclando as ondas sonoras de músicas com rostos dos participantes, que viravam pôster. “As pessoas buscam algo além da música e as marcas levam diversão e ativação", comentou o artista. 

Em sua segunda participação consecutiva no festival, Sempre Livre teve suas ações no Lolla Lounge assinadas pela Aktuellmix. Uma delas simulou um mosh – momento em que o artista se joga no meio do público – em uma piscina de bolinhas. A brincadeira foi registrada em um gif que foi compartilhado nas redes sociais. Também houve um espaço para fotos em balanços, que conectam a marca com a ideia de liberdade de movimentos.

 A marca também distribuiu cangas. A ideia ativou o produto Sempre Livre Fit, que promete movimentação confortável. “Queremos que nossas consumidoras vivam na prática a essência da marca, motivando-as a serem livres em seus movimentos, sejam quais forem suas escolhas”, contou  Ronaldo Art, gerente grouper de marketing da Johnson & Johnson Consumo do Brasil.

A banda Supercombo, foi escolhida para criar uma música que falasse da vida de uma consumidora de produtos Sempre Livre. Com apoio técnico de Simoninha e Jair de Oliveira, a cantora Negra Li foi convidada para cantar junto com o Supercombo. “Foi uma oportunidade criativa de transcender”, conta Guto Cappio, presidente e CCO da Sunset.

“É uma música que toca nas rádios, mas também é uma consumidora de Sempre Livre retratada. A marca foi a incubadora e ajudou a construir isso de forma respeitosa e presente”. O principal diferencial é que a música é unbranded, ou seja, não traz o nome da marca e será trabalhada como o primeiro single do novo álbum da banda. A ação já foi retratada em dois vídeos, o primeiro com o processo de composição da peça e um clipe com a música pronta. O terceiro vídeo será produzido durante o festival.