Experiência de Marca

Redação “Minhas Férias” por um Profissional de Eventos

Lembro-me como se fosse hoje, a tarefa de redação - Minhas Férias -

Lembro-me como se fosse hoje, a tarefa de redação – Minhas Férias –  que a professora de português Dona Nanci pedia para a gente, eu adorava, pois era uma forma de relembrar os momentos vividos durante o descanso escolar.

Não sei por onde anda a profa. Nanci, tão pouco alguém me pediu para fazer uma redação (acho que professores não pedem mais isso?!), enfim, vou fazer uma adaptação de redação para artigo colaborativo, não com descritivo das minhas peripécias do recesso, mas com algumas coisas que fiz, percebi, estão previstas e podem ajudar nessa fase de construir o 2020, principalmente como profissional do segmento MICE:

  1. Resgatei e li links e periódicos separados durante o ano por algum motivo. Comprei revistas que faziam muito tempo que não lia (Super Interessante, Vida Simples, Carta Capital e um gibi da Mafalda). Para distrair, inspirar, ….,destaco:
  • Sobre o cuidado nas parcerias com figuras públicas, grandes dicas do competente Ricardo Fort.
  • E Mafalda sempre ácida e cirúrgica:

        2. Adoro ler, confesso que algumas leituras estão meio atrasadas, é tanta coisa interessante. Listei um top 5 de livros que podem ajudar em alguns aspectos pessoais, de        projetos, de metas, de atualidades. O primeiro é muito pessoal, pois cinquentei esse ano, por isso dei uma indicação bônus para quem não tiver nessa idade.

  • Reinventado-se depois dos 50 anos de idade – Rafael D´andrea. Editora Atlas
  • Celebridades no Século XXI – Transformações no estatuto da fama: Vera França, João Freire Filho, Lígia Lana, Paula Simões. Editora Meridional
  • A terceira porta – como as pessoas mais bem sucedidas do mundo deslancham suas carreiras : Alex Banayan, Alta Books
  • Escrita Criativa – da ideia ao texto – Rubens Marchioni : Editora Contexto
  • Story Brand – crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca, Alta Books
  • Isto não é um livro – Keri Smith

 

       3. A sétima arte tem um jeito divino de contar a vida, alguns filmes são ficção, outros retratos fiéis da realidade, mas servem para refletirmos sobre algumas questões:

  • Documentário Fyre – sobre o festival para ricaços que fracassou nas Bahamas. Ótimo para pensar sobre parcerias, projetos megalomaníacos, seguro, planejamento em eventos;
  • NO – um filme chileno sobre um publicitário que trabalha uma campanha controversa, divertida e perigosa. Um toque para pensarmos como traçar soluções para clientes;
  • O Barato de Iacanga – retrata o festival das Águas Claras, a versão brasileira de woodstock, a 50 km de Bauru que chegou a ter 15000 participantes. Mais do que história, trazer para os dias de hoje como lidar com eventos mega, mas sem amadorismo do passado, além de ser um clássico dentre o festivais;
  • The ultimate wedding planner fala sobre a vida de Yoshitaka Nojiri e a construção de sua empresa. Referência não só no Japão, mas no mundo, chegou a fazer mais de 20.000 festas de casamento num ano.
  • The First Monday on May, fala sobre o famoso MET Gala que acontece desde 1948. Festa e desfile beneficente em NY que reúne a high society e artistas, os bastidores desse evento chic são retratados com muitos insights. O trailer para um pequeno spoiler: 

 

          4 .Lugares & Tarefas : com a rotina do dia a dia, algumas atividades ficam esquecidas e trazem prazer, desafio, dificuldade, descoberta. Algumas possíveis: andar de bicicleta, patins, caminhar sem rumo certo, cozinhar, jardinar, jogar, receber massagens, fazer picnic, visitar parentes &amigos, pintar/desenhar/ grafitar, costurar/ tricotar, tocar instrumentos, ir em locais nunca visitados (parques, galerias, museus, baladas, restaurantes, karaokês, lojas, monumentos,  feiras de artesanato, mercados, praças, teatros, igrejas…) e porque não os locais de eventos que você não conhece ainda?!?

Os itens acima e outros que possam ser listados, atuam como inspiradores, relaxantes e até mesmo como liberadores de hormônios de felicidade (04).

São eles: Endorfina que é um analgésico natural surge com imagens e situações positivas; já a serotonina é estimulado com atividade física, exposição ao sol entre outros, sendo super importante para o humor e bem estar;dopamina é muito relacionada com objetivos, que ao serem obtidos trazem sensação de prazer; já a oxitocina é a substância relacionada aos vínculos afetivos e confiança e surgem com abraços, encontros, amizades.

Para se aprofundar mais no tema.

           5. Cursos: O aprendizado é como o Horizonte, não tem limite. As constantes mudanças, avanços e diferentes formas de comportamento, fazem como que a demanda de novidades para os profissionais seja assustadoramente grande. Além das tendências, conteúdos e técnicas de novas áreas que auxiliam o setor de comunicação & live marketing, é grande. Isso pode vir através de cursos livres, de férias, graduação/pós graduação (Eventos: FMU, Anhembi Morumbi, Senac, FIPE), imersões aos locais de referência e até mesmo em Congressos com vasta programação educativa. Analise quando foi seu último envolvimento com essas formas de reciclagem de conteúdo? Será que você não está frequentando sempre os mesmos eventos? Ex. Ir a Cannes, SXWS, CES, Rio2C,… durante 3 anos seguidos pode ser legal, mas mesclar com outros pode ser produtivo ou até uma forma de você entender qual evento mais colabora com suas necessidades, de seus clientes ou da sua equipe.  As vezes você pode dar uma chance para o HackTown de Santa Rita do Sapucaí, algum TED, Pixel Show, Circle Conference, WEC, Expo!Expo! entre outros e vice-versa.

A redação que escrevia sempre acabava com algo nessa linha: tomara que eu possa voltar e fazer as coisas que gostei e explorar outras que não fiz e quando eu ficar triste vou lembrar do bolo de laranja do café da tarde, de catar manga, de fazer fuxico com a Vovó e de pintar a Revista Recreio.

Os itens de 1-5 podem ser metáforas para os itens sublinhados numa forma de inspirar nossa carreira, postura, novos projetos e alinhamentos de equipe. E quem sabe esse artigo, não possa ficar mais legal e colaborativo, com você deixando dicas de links, leituras, filmes, lugares, tarefas, cursos nos comentários para inspirar a mim e aos leitores. Topam?