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O social live marketing

A cada dia alguém inventa um novo nome para algo que já existia. Também a cada dia, nasce um novo produto, um novo conceito, uma nova empresa e um novo segmento.

A cada dia alguém inventa um novo nome para algo que já existia. Também a cada dia, nasce um novo produto, um novo conceito, uma nova empresa e um novo segmento.

Diante dessa dinâmica, novos nomes vão surgindo, não para um novo mercado mas, para uma nova vida desse mercado. O social live marketing nasce assim.

Como o próprio nome já diz, o social live marketing nada mais é do que uma experiência vivida, ao vivo e on-line, ou pensada para um ambiente on-line & offl-ine. Sempre em tempo real, criando uma extensão da experiência ao vivo para o ambiente on.

Como nossa coluna fala sobre inovação & tecnologia, vamos abordar algumas tendências, origens e ferramentas mais usadas nessa prática, com foco no mercado de eventos.

Com a evolução das redes sociais, percebemos que hoje a maior taxa de interação do público se dá por meio de fotos e vídeos. O Instagram é uma grande prova disso.

As pessoas, em sua maioria, usam as redes sociais para ver, mostrar e compartilhar tudo o que acontece em suas vidas. Sentem necessidade de registrar o que está acontecendo, o que estão vivendo e é aí que a fotografia e o vídeo se tornam as principais ferramentas dessa rede on-line. Diante desse cenário, nasce um segmento nos Estados Unidos, originalmente denominado de Photobooths.

Hoje temos a presença dessas ferramentas em praticamente todos os eventos corporativos ou sociais. Na América do Norte essa popularidade faz com que, diversas plataformas  inovadoras surjam dentro desse segmento.  Em La Vegas, por exemplo, existe até uma feira para esse segmento, chamada de Expo Photobooth.

Para os interessados, vamos apresentar aqui algumas das novidades. Compartilho alguns links para que vocês possam conhecer melhor cada plataforma.

Vídeo 360 VR – Teletransporte: Uma viagem sem sair do lugar, o teletransporte é feito através de uma estrutura 360 chromakey. O participante sobe em um plataforma rotacional de vídeos/fotos 360 que faz a captação em 360 graus do participante, o software faz a remoção do fundo e insere qualquer fundo pré-programado.  O conteúdo é compartilhado nas redes sociais, gerando um vídeo 360 ou até um arquivo de foto 360, onde você escolhe seu melhor ângulo.

Foto 360:  Uma ferramenta para fotos em grupo, a foto 360 panorâmica permite pegar toda a esfera do que circula os participantes. Um app permite vizualizar o preview e compartilhar as fotos em redes sociais, telões do evento e criar efeitos e animações.

Cabine Espelhada –  Infinity Mirror: Cabine de fotos, com paredes espelhadas em forma de octógono . Com o posicionamento dos espelhos frente a frente, pode-se criar efeitos de fundos infinitos equipados com softwares para compartilhamento online em facebook/instagram e e-mails, gerando arquivos como , gif, fotos e vídeos.

Caleidoscópio Gigante: É da sua época?  Os brinquedos que eram das crianças agora viraram de adulto. Um caleidoscópio gigante em que você pode entrar no seu interior e viver uma experiência fotográfica imersiva. Espelhos posicionados em diversos ângulos diferenciados e um jogo de luz trazem um resultado impressionante para as fotos. O Caleidoscópio Gigante é equipado com softwares e câmeras para compartilhamento das imagens em tempo real via redes sociais.

Personagens Reconhecimento de Gestos: Já pensou em se transformar em um personagem? Esse equipamento é dotado de sensores de movimento como Kinect que faz o reconhecimento dos gestos e realiza uma gravação tridimensional do participante. Em seguida, é possível escolher seu modelo de personagem e  sua voz, gravando um vídeo  do seu próprio personagem. As gravações são enviadas em tempo real para as redes sociais. Outra aplicação muito usada em PDVs para esse sistema é o provador virtual, onde você consegue, através de um espelho e todo o sistema de reconhecimento, provar roupas, maquiagens, óculos e diversos acessórios, sem precisar vesti-los de maneira física, usando apenas o ambiente virtual. Para ver o resultado é possível gerar uma foto para as redes sociais ou e-mail.

Selfie-me 360: Uma câmera com um “pau de selfie” e um sistema simples de rotação permite aos usuários fazer sua própria selfie 360 em vídeo slow, ou em modo speed. Um aplicativo usado em tablets ou ipads gera o preview e cuida de todo o processo de compartilhamento. Ainda é possivel usar efeitos cinematográficos utilizando fumaça colorida indoor ou papel picado, que quando usados junto aos efeitos de slow do tipo “Matrix” geram resultados estéticos super interessantes.

Mosaico – Digital Live: Um mosaico interativo que transforma qualquer imagem em uma logo ou um key visual a partir de fotos enviadas via #hashtag. Estas fotos são filtradas por um software que vai posicionando uma a uma na tela até comporem determinado logo/key visual. Essa ação é muito utilizada em convenções de vendas, pois desdobra o conceito chave de que a união do time constrói a força daquela determinada marca/empresa. O mosaico digital pode ser formado em painel de led, projeção, TVs, projeções mapeadas em praticamente qualquer formato.

Mosaico Impressão: O mosaico de impressão funciona da mesma maneira que o digital, porém com uma grande diferença na parte de interação. Após as fotos serem enviadas via #hashtag, uma impressora imprime uma foto no estilo 3×4 de cada participante, o participante deve colar sua própria foto no mural, após algumas horas de interação o mosaico complete a imagem final, mas na forma impressa. Depois esse material ainda pode ser aproveitado para ser levado para dentro da empresa e utilizado em campanhas de endomarketing.

Cabine Light Painting: Utilizando técnicas de light painting para captura de fotos, um bastão de led é capaz de desenhar no ar imagens, marcas, frases ou até mesmo um KV. Essa ferramenta proporciona interação com o público através de efeitos de luz e da fotografia. Normalmente é utilizado um ambiente com baixa luminosidade, backdrop preto ou até uma cabine de fotos tradicional para proporcionar um blackout para realização dos efeitos de luz.

Termina aqui então meu artigo sobre o social live marketing para o Promoview.

Mensalmente vou trazer um pouco dos bastidores técnicos dos grandes eventos e das ferramentas que utilizamos para incrementá-los. Se você tiver dúvidas ou quiser saber mais a respeito, entre em contato. Será um prazer falar mais sobre este assunto. Até a próxima.