Experiência de Marca

Netza e Requena juntos no Mercedes-Benz Night

Com direção criativa da agência Netza, a festa ganhou novo conceito que, aliado ao pilar “Modern Luxury” que permeia o universo da marca, inspiraram o arquiteto Guto Requena no desenho do projeto cenográfico.

Guto Requena (Foto: Victor Affaro).

Guto Requena, um dos expoentes do design nacional, foi escolhido pela Mercedes-Benz para assinar o projeto cenográfico e de iluminação do evento Mercedes-Benz Night – Immersion, que acontece dia 28 de fevereiro no 033 Rooftop, em São Paulo.

Parte de uma série de ações de relacionamento que a marca promove ao longo do ano, a festa é o primeiro acontecimento do calendário de eventos de 2018.

Com direção criativa da agência Netza, a festa ganhou novo conceito que aliado ao pilar “Modern Luxury” que permeia o universo da marca, inspiraram o arquiteto no desenho do projeto cenográfico. “Nossa interpretação do conceito de "modern luxury" proposto pela agência foi contextualizar a marca e o modelo do automóvel a ser revelado dentro de um olhar contemporâneo.”, comenta Guto Requena.

“Para a marca o conceito de modern luxury está presente em diferentes aspectos, desde o desenvolvimento de produto até a concepção das experiências que oferecemos aos nossos clientes. Trata-se de uma linguagem que prioriza a sofisticação em detrimento da ostentação.”, ressalta Evandro Bastos, gerente de Marketing Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. 

O arquiteto fez uma grande imersão no lifestyle da marca e no perfil de seu consumidor para idealizar um projeto que fosse totalmente personalizado, com o propósito de apresentar algo inusitado e novo. Para criar estes elementos cenográficos Guto utilizou materiais do próprio veículo como pneus e chapa expandida, mesclando materiais industriais aparentes como elementos principais da cenografia. Tudo isso remete a um estilo de vida mais nômade e urbano com a madeira e vegetação que proporcionam uma sensação de lar e aconchego.

“Foi uma escolha de projeto não utilizar materiais ostensivos, pois não foi essa a nossa interpretação do conceito da festa. Mas sim, escolhemos trabalhar com materiais mais simples que fazem parte intrinsecamente da marca e criamos com eles elementos elegantes e sofisticados.”, explica Guto.

Para a iluminação, o arquiteto conta com um sistema interativo que responde a inputs da emoção dos visitantes gerando uma simbiose com a marca e uma experiência de imersão extrema com o universo Mercedes-Benz.  Essa inspiração veio de uma tecnologia apilcada ao modelo Classe E, equipado com faróis Multibeam LED de alta resolução que, de forma automática, iluminam o caminho com uma distribuição de luz que não ofusca outros usuários da via.

A instalação pendurada no teto é constituída por barras LED. Na parte central as lâmpadas serão dispostas de maneira a criar a estrela logo da Mercedes-Benz, que poderá ser ligada e desligada com programações de luz. Guto optou também por usar peças design brasileiro e internacionais contemporâneos em contraste com um espaço onde predomina uma iluminação de LED.