Experiência de Marca

Mercado Jovem monitora evolução de sampling da Unilever

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Ações de sampling são um verdadeiro upgrade nas antigas ações de distribuição de amostras grátis. Hoje em dia, dificilmente alguma empresa oferece algo aos seus potenciais consumidores para experimentação, sem a possibilidade de gerar um novo lead para sua marca.

A Mercado Jovem, agência de live marketing que está no mercado desde 1999, acompanha a evolução da ação promocional que ultrapassa os limites de uma simples entrega de amostra grátis. A agência é parceira da Unilever há dois anos e juntos acompanham a evolução da estratégia de aproximar público-alvo de seus produtos.

Segundo Rodrigo Clemente, fundador da Mercado Jovem, ações de sampling permitem mais do que uma simples experimentação. São excelentes oportunidades para que uma marca se aproxime do seu público-alvo e extraia informações detalhadas sobre a aceitação de um produto, hábitos de consumo, fatores que levam compra e, principalmente, obter seus dados cadastrais para futuras ações direcionadas (leads).

Para planejar uma ação de sampling, o primeiro passo da Mercado Jovem é conhecer o público-alvo que deve ser ativado e qual é o objetivo da campanha. E, assim, com essas informações em mãos, a agência fecha parcerias com empresas e locais que são frequentados por esse público.

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A Unilever, que já inclui ações de sampling em suas campanhas de marketing há muitos anos, fará, por exemplo, agora em outubro e novembro, ações de sampling com duas de suas marcas: Desodorante Antitranspirante Rexona Feminino Aerosol Invisible e Desodorante Antitranspirante Dove Men + Care Cuidado Total Aerosol.

Ações de sampling Unilever

No caso do Desodorante Antitranspirante Rexona Feminino Aerosol Invisible, o foco da ação é fortalecer a mensagem de que o produto protege não apenas a consumidora, como também suas roupas, já que o produto que ajuda a evitar manchas brancas ou amarelas[AW1]  em tecidos.

Dessa forma, as consumidoras receberão amostras do produto em locais que apresentam relação com a mensagem funcional do produto: lavanderias e lojas de roupa. Para a ação, a Mercado Jovem fechou parceria com as empresas Quality, Lava e Leva, Hering, Malwee (público adulto), Marisa e Track & Field. Serão ações autoimplementáveis – sem promotoras – de distribuição de 851 mil unidades do desodorante em 571 pontos de venda em todas as regiões do Brasil.

Já a ação de sampling do Desodorante Antitranspirante Dove Men + Care, Cuidado Total Aerosol, será realizada em academias e barbearias. Serão distribuídas mais de 346 mil unidades do produto em algumas regiões. Em São Paulo Capital serão 55 academias, 55 barbearias e 12 pontos de guerrilha (negociados na hora). Em cidades do Interior serão 15 academias e 15 barbearias, enquanto que na região Sul (Curitiba e Florianópolis) serão 60 pontos no total.

Entre as empresas parceiras na ação estão a rede de Academias Action 360, rede de Barbearias Fio Navalha, Barbearia Circus Hair, Salão de beleza e Barbearia Retro Hair. As marcas Bio Ritmo e Smart Fit também participam da ação, porém receberão ativações com presença de promotoras e ambientação com adesivos em espelhos das unidades.

Geração de leads

Para gerar os leads esperados, junto com as amostras dos produtos Unilever será entregue um flyer. Para o desodorante feminino, por exemplo, o ele conterá um QR code, que ao ser acessado levará as consumidoras a responderem uma breve pesquisa de mercado em troca de um cupom de desconto com 20% de desconto na compra de um desodorante Rexona em uma loja parceira em sua região.

Entre os pontos que serão abordados na pesquisa estão: frequência de uso de desodorantes, marcas utilizadas, motivos do consumo de desodorante e qual o meio de decisão de marca e desodorante que o consumidor tem.

Já, no caso do Dove Men + Care, o flyer que acompanha o produto na ativação terá um cupom de desconto para a recompra de um desodorante da linha.