Experiência de Marca

Live marketing em destaque com as marcas na Copa América

Para se aproximar dos torcedores, as ferramentas de live marketing são excelentes para que as marcas conquistem os corações dos apaixonados por futebol.

O evento volta ao Brasil após 30 anos depois e a bola começa a rolar a partir nessa sexta-feira, 14, para um público que se acostumou a uma experiência diferente da vivida nos eventos esportivos nacionais.

COPA AMÉRICAPara se aproximar dos torcedores, as ferramentas de live marketing são excelentes para que as marcas conquistem os corações dos apaixonados por futebol.

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

O melhor do marketing esportivo está aqui.

Marcas como Brahma, GOL, TCL e MasterCard investiram no live marketing antes e durante a competição, e, certamente, suas ações ficaram marcadas na memória dos torcedores.

A Ambev fará novamente a Arena Nº1 Brahma, desta vez em Belo Horizonte (Expominas), Porto Alegre (Anfiteatro Pôr do Sol), Rio de Janeiro (Praça Mauá), Salvador (Farol da Barra) e São Paulo (Anhembi).

BRAHMA ARENA

Além da transmissão dos jogos num telão em alta definição, os espaços terão atrações musicais (Thiaguinho, Ludmilla, Iza, Maiara e Maraísa, Bel Marques e Bochecha são alguns nomes confirmados), food trucks e um bar temático. A entrada é gratuita. A Brahma estima uma média de sete a dez mil pessoas em cada ação.

A cerveja, que também é patrocinadora da Seleção Brasileira, entregará, ainda, o prêmio de Melhor do Jogo (troféu Brahma Man of The Match) em cada uma das 26 partidas do torneio.

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O troféu ficará em exposição em todas as arenas do torneio. Além disso, terá lata e copos especiais nos estádios. Serão 11 diferentes, um cada um para uma das seleções do torneio, exceto o Catar.

Já numa ação do Clube Nº 1, a marca levará uma pessoa e três convidados para a final do torneio, em 7 de julho, no Maracanã. Eles terão acesso ao gramado durante o aquecimento das seleções finalistas, e, assim que o jogo terminar, a pessoa se encontrará com o craque do jogo, e, além de poder tirar uma foto com ele, vai entregar o troféu Brahma Man of The Match.

Para participar, é necessário se cadastrar no Clube Nº1 e se inscrever na ação “Memórias que realmente importam”. É preciso ter mais de 25 anos, assim como os amigos escolhidos. O sorteio acontece no dia 29 de junho.

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Exposição de marca

Com o objetivo de fortalecer os laços com as comunidades esportivas globais, além de difundir a marca entre os visitantes nos estádios, a TCL terá exposição nas placas de campo, nos uniformes dos árbitros e nos equipamentos de VAR.

Também está realizando ações promocionais nos canais on-line e off-line. “A Semp TCL, com as marcas Semp e TCL, sempre busca ativações que tenham sinergia do patrocinado com a própria marca e amplifiquem a comunicação e as experiências em tecnologia. Então, em cada ação buscaremos uma forma para ativar.”, explica Patrícia Vital, head de Marketing da Semp TCL.

semp copa américa

Também patrocinadora da Seleção Brasileira, a GOL é a responsável pelo transporte de todas os participantes do evento, incluindo seleções, corpo técnico e os demais profissionais da competição.

Serão 50 voos fretados entre as cinco cidades-sedes. Além disso, a companhia aérea terá a transmissão da Globo ao vivo de todos os confrontos nas aeronaves com um sistema integrado aos celulares. Dentro de campo, fará a ação com as crianças que entram em campo com as bandeiras.

“Um dos objetivos é aproveitar o patrocínio como parte da estratégia de internacionalizar a imagem da GOL. A Copa América é uma competição tradicional com audiência massiva em todos os países em que operamos. Outro ponto importante é da ocasião de consumo gerada por uma competição como essa, na qual milhares de brasileiros e turistas se deslocam entre as sedes para ver as partidas.”, conta German Carmona, gerente de marketing da companhia aérea.

GOL COPA AMÉRICA

Neste sentido, numa ação que comemorou os 100 anos da primeira vitória do Brasil na competição, a companhia anunciou 100 trechos à venda por apenas R$ 100 para viagens às cinco cidades sedes. Já durante o jogo de abertura, fará a ação Pregão da GOL, na qual o preço das passagens mudará de acordo com o resultado da partida.

Já em parceria com a MasterCard, trouxe a taça da Copa América do Rio de Janeiro para São Paulo, surpreendendo 180 passageiros que puderam tirar foto com o troféu, além de interagir com os ex jogadores da seleção Mauro Galvão e César Sampaio.

mastercard gol copa américa

A Taça também ficou exposta nos dois aeroportos. Em São Paulo, Zizito, mascote do torneio, participou da ação.

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A MasterCard, por sua vez, pretende fortalecer a marca ao proporcionar experiências aos clientes e portadores de cartões. Dentro dos estádios, nos bares e lojas, em todos os jogos do Brasil, fará a distribuição de brindes exclusivos para as pessoas que realizarem compras por meio de cartões com tecnologia de aproximação.

No campo, terá a ação “Player Escorts” (crianças que entram ao lado dos jogadores). A assinatura sonora da MasterCard também aparecerá nos estádios. As experiências do programa Priceless Cities e Surpreenda serão usadas para ativações junto aos consumidores.

“Queremos atingir o maior número de consumidores possível. Por esta razão, a MasterCard patrocina e apoia diversas ações nos mais diferentes cenários. O futebol, por exemplo, está muito conectado com a mensagem que queremos transmitir para acelerar as mudanças de comportamento, quando falamos sobre pagamento por aproximação”, conta Sarah Buchwitz, vice-presidente de Marketing & Comunicação da MasterCard para Brasil e Cone Sul.