Experiência de Marca

Liq celebra tendências e inovações do trade marketing

A empresa de customer experience, reuniu mais 100 profissionais do setor de varejo e marketing para discutir as principais tendências e as inovações do setor de trade e live marketing, que tem passado por constante atualização diante do perfil atual do shopper.

A Liq, empresa de customer experience, reuniu mais 100 profissionais do setor de varejo e marketing para discutir as principais tendências e as inovações do setor de trade e live marketing, que tem passado por constante atualização diante do perfil atual do shopper.

Com o tema “O Varejo 4.0 e a Era do Omnishopper”, o evento teve como principais speakers os profissionais Edmour Saiani, consultor, facilitador e idealizador da Ponto Referência e Fabíola Paes, cofundadora da Neomode e gestora do OasisLab.

Professor convidado da FGV-SP e da Fundação Dom Cabral em programas in company, Saiani abordou os desafios enfrentados atualmente pelas empresas; as características que os clientes mais valorizam e os fatores que os levam a trocar suas marcas de preferência.

Dados apresentados pelo speaker apontam que uma das principais razões que levam consumidores a abandonarem marcas, está na baixa qualidade do atendimento. Dessa maneira, as empresas precisam investir no compromisso com o treinamento e a seleção de bons colaboradores, além do incentivo e estímulo constante a essa equipe de trabalho, o que resultará em um bom retorno do público final. “Temos que fazer pontos de contato capazes de gerar uma sensação boa no cliente. Logo, as marcas serão percebidas como as preferidas por ele.”, abordou Saiani.

Especialista em varejo e omnichannel, Fabiola Paes abordou a evolução do varejo no Brasil ao longo dos últimos anos, abordando as mudanças e transformações vividas pelo setor com o conceito de varejo 4.0.

“O principal desafio nada mais é que juntar as oportunidades do mundo físico com o digital.”, afirmou Fabíola, ao citar como exemplo a consumidora “Charlotte”: consumidora que, em qualquer lugar do mundo, fará suas compras físicas sempre acompanhada do smartphone, integrando a sua jornada de compras ao mundo on-line.

“É preciso contar com muita inteligência tecnológica. Por traz desse novo consumidor, há ferramentas como mobile, QR code, um e-commerce totalmente conectado com o estoque das suas lojas preferidas para dizer ao consumidor onde está o produto. Assim, há muito aprendizado para ativar esse shopper de uma maneira diferente, principalmente no trade.”, abordou Fabíola.

Responsável pelo laboratório de startups do OasisLab, hub de inovação especializado em varejo, a profissional também falou sobre as variadas iniciativas desenvolvidas sob medida para varejistas com as mais diversas tecnologias, entre cases internacionais e aplicados no Brasil.

O evento também contou com os debatedores, Marcelo Chianello, diretor-executivo de Negócios e Marketing da Liq, Maria Eduarda Cyreno, Sales A. Director da Procter&Gamble e Rafael Gouveia, Chief Operating Officer, da Vulcabras Azaleia. Os participantes responderam questões enviadas pelo público e tiveram a chance de compartilhar as experiências bem-sucedidas de suas marcas em relação a consumidores, e as novidades capazes de melhorar a experiência no ponto de venda.

“Esse encontro é um exemplo de como a atuação disruptiva é capaz de levar mais tecnologia e eficiência aos pontos de venda, além de mostrar como o atual shopper exige cada vez mais criatividade em um cenário omnichannel.”, afirmou Marcelo Chianello, diretor de Negócios e Marketing da Liq.

“Para fortalecer o nosso posicionamento diante deste cenário, e alinhar a estratégia à necessidade dos nossos clientes e mercado, realizamos uma pesquisa em profundidade com mais de 40 clientes, prospects e influenciadores. O resultado desta iniciativa gerou insights relevantes para trabalharmos em diferentes pilares, envolvendo pessoas, inteligência, tecnologia e inovação. Acredito que a integração dessas frentes de atuação será decisiva para termos destaque neste mercado 4.0.”, concluiu Chianello.