Instituto Ayrton Senna participa de hackathon em Santos

19/10/2018


Grandes nomes da educação, inovação e tecnologia vão compor a banca julgadora de uma maratona tecnológica, também conhecida como hackathon, promovido pela Prefeitura Municipal de Santos como evento de fechamento da Semana de Ciência e Tecnologia, no Senai-Santos, denominada "Desafio Startup Cidadã", com o tema "Educação".

Ao longo de 30 horas ininterruptas, das 8h da manhã do dia 20 de outubro, às 18h do dia 21 de outubro, 65 participantes, divididos em cinco equipes vão competir por R$ 50 mil em prêmios, que serão dados aos três primeiros times que desenvolverem as melhores soluções tecnológicas para revolucionar a educação da escola pública de Santos e região.

Para escolher os três melhores projetos a banca julgadora será formada por:

Amaral Medeiros, analista de projetos do Instituto Ayrton Senna;
Audrey Kleys, vereadora e presidente da Comissão Municipal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia na Câmara Municipal de Santos. 
Dr. Eduardo Bento, professor no I2A2 Instituto de Inteligência Artificial Aplicada e professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ;
Felipe Nogueira, chefe do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Santos;
Dr. Jamir Mendes Monteiro, coordenador dos cursos de Tecnologia EaD da Fatec - Santos;
Marcia Golfieri, pesquisadora do ecossistema de inovação da IBM Brasil;
Maria Helena Marques, chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação de Santos;
Manuela Meroti Peixoto, empreendedora, criativista e youtuber de 10 anos, geek e palestrante da Campus Party Brasil.

Prêmios

Serão classificados o primeiro, segundo e terceiro lugares. Quem levar o primeiro lugar poderá fazer parte do Programa de Startups da IBM Brasil, com crédito de 12 meses no IBM Cloud,  mentoria e desenho da arquitetura, além da visibilidade como caso de sucesso, após o lançamento da solução criada no hackathon. E ainda cinco bolsas de estudo integrais no CNA.

As três equipes classificadas serão convidados para um tour no prédio da IBM, em São Paulo, para conhecer como a empresa opera; e vão ganhar o direito de incubar seus projetos na Fundação Parque Tecnológico de Santos - FPTS, com todo suporte necessário para o desenvolvimento de soluções dentro dos labs da Zero Treze Innovation Space; com a chance de ter a cidade de Santos como seu primeiro cliente e case para conquistar os mercados metropolitano, nacional e internacional.

A equipe que ocupar a terceira posição, além da incubação no Parque Tecnológico ganhará cinco cursos Módulo Carreira dentro do site da Alura, voltado para formação em tecnologia.

Organização

Pela primeira vez como organizadora do desafio, a Zerotreze, ecossistema de inovação do Grupo Resolv, que atua no segmento de tecnologia há 15 anos,  aprimorou o regulamento, incrementou métodos e recursos para dar mais robutez ao evento e as equipes vencedoras. 

Fonte: Redação Promoview.