A Copa América e o live marketing

08/07/2019


Cenário perfeito! Esporte paixão nacional com um grande campeonato realizado em casa. Tudo o que as marcas precisam para se aproximar do seu público.

copa américa live marketingEntre os dias 14 de junho e 7 de julho, o Brasil foi palco da Conmebol Copa América, e recebeu as seleções da Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Equador e Venezuela, tendo como convidados especiais o Japão e o Qatar.

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

O melhor do marketing esportivo está aqui.

 O Brasil voltou a sediar o evento depois de 30 anos, e, nessa edição, contou com o patrocínio das marcas Brahma, GOL, MasterCard e TCL, que aproveitaram a ocasião para realizar ações de live marketing e ficarem marcadas nas memórias dos torcedores apaixonados por futebol.

copa américa live marketing

A TCL, terceira maior marca global de televisores e uma das principais empresas de eletrônicos de consumo, foi a última marca a fechar patrocínio com a Conmebol para a Copa América 2019, a mais antiga competição continental e internacional do mundo e um dos campeonatos de futebol de maior influência.

Além de patrocinar o VAR, a marca surpreendeu os passageiros que desembarcaram de voos internacionais no dia 28 de junho, no Aeroporto RIOgaleão, no Rio de Janeiro.

A ação de live marketing começou com um locutor animando os passageiros que chegavam ao desembarque, colocando todos no clima da competição e fazendo com que os viajantes percebessem que estavam dentro de uma grande ativação onde eles puderam ser contemplados se encontrassem em suas bagagens um adesivo especial colado.

tcl copa américa

Entre os brindes selecionados estavam ingressos para a partida final da Copa América no Estádio do Maracanã, bolsas personalizadas, camisetas exclusivas da competição, cachecóis e squeezes, todos com a temática da competição.

A Semp TCL também realizou uma ação de marketing promocional que sorteou ingressos para a final da Conmebol Copa América 2019.

semp copa américa

A Brahma, sempre presente nos principais eventos esportivos realizados no Brasil, principalmente os de futebol, não poderia ficar de fora da competição.

Aberta em todos jogos do Brasil, a Arena Nº 1, evento oficial da Conmebol foi o ponto de encontro gratuito para a torcida apoiar a Seleção Brasileira com muita música e cerveja. A atração foi montada em áreas turísticas das cinco cidades que receberam a Copa América: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Assim como uma boa campanha da Seleção Brasileira, a torcida também curtiu um line-up com grandes artistas brasileiros montado para garantir grandes shows antes ou depois dos jogos.

brahma copa américa

A marca de cerveja também apostou no marketing promocional e o Clube Nº1 garantiu momento único a um sortudo que começou no aquecimento das seleções finalistas e terminou com entrega do prêmio Man of The Match (Veja aqui).

Para concorrer, bastava se cadastrar no Clube Nº1 e se inscrever na ação “Memórias que realmente importam”. A pessoa interessada precisava ter mais de 25 anos de idade, assim como seus três amigos escolhidos para viver o jogo.

brahma copa américa

A Brahma não poderia deixar de fora os seus tradicionais comerciais que sempre emocionam quando o assunto é futebol.

Nessa edição da Conmebol Copa América, a marca fez uma homenagem ao “Gaúcho da Copa”, personagem conhecido por acompanhar a Seleção Brasileira em jogos oficiais. Também homenageou um deficiente visual que mostrou uma nova maneira de acompanhar um jogo. Os paraenses também foram lembrados por ter sido em Belém que a torcida cantou o Hino do Brasileiro à capela pela primeira vez.

brahma copa américa

A MasterCard, patrocinadora do futebol internacional há mais de 30 anos, assinou contrato com a Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, para ser a Parceira Oficial de Serviços de Pagamentos e Marca de Pagamentos por Aproximação da competição, consolidando seu compromisso de oferecer aos consumidores formas simples e seguras de pagar por tudo que é importante, como o futebol.

mastercard copa américa

Mas o live marketing não poderia ficar de fora das ativações da MasterCard durante a Copa. Em parceria com a GOL, as marcas reuniram clientes, convidados e os ex jogadores da Seleção Cesar Sampaio e Mauro Galvão, em um voo que levou a Taça da competição do Rio de Janeiro para São Paulo, sede do jogo de abertura do torneio.

Os passageiros não sabiam da ação de live marketing e, durante a viagem, puderam tirar foto com a Taça da Conmebol Copa América

mastercard copa américa

A MasterCard também apostou no marketing promocional , e preparou uma surpresa para os consumidores que adquiriram ingressos para assistir aos jogos do Campeonato utilizando cartões da marca.

Uma ação promocional de chute a gol virtual premiou alguns clientes com um cartão pré-pago exclusivo com design inspirado na Copa América e tecnologia de pagamento por aproximação.

mastercad copa américa

Por último, apresentamos as ativações da GOL. Além da ação de live marketing feita em parceria com a MasterCard para o tour da Taça, a marca também patrocinou os bancos de reserva onde os jogos foram realizados.

gol copa américa

Em parceria com o Guaraná Antarctica, uma ação de live marketing especial para a competição e pioneira no mundo permitiu que os clientes da companhia personalizassem o cartão de embarque no Aeroporto de Congonhas em uma lata de refrigerante.

gol copa américa

E a companhia aérea voltou a surpreender os passageiros que ouviram um recado especial de Galvão Bueno ao embarcarem nas aeronaves: "Bem amigos da GOL! Só aqui você não perde nenhum jogo, porque tem TV ao vivo para todos os destinos". Confira no vídeo abaixo como ficou.

Caso não consiga visualizar o vídeo clique aqui.

O narrador foi escolhido para anunciar que todos os aviões da empresa passam a ter TV ao vivo dentro da plataforma de entretenimento de bordo.

A ação quebrou um tabu na emissora. Até o ano passado, os jornalistas da Globo eram proibidos de assinar contratos comerciais com anunciantes.

É a primeira vez que Galvão Bueno fez este tipo de ação. Ele participou de pouquíssimos comerciais em sua carreira.

gol copa américa

No dia da grande decisão (07/07), GOL Linhas Aéreas realizou uma ação promocional que agitou o pré-jogo de Brasil e Peru antes da partida no entorno do Maracanã, palco da grande decisão.

Com uma proposta tentadora feita pelo ator e humorista Rafael Portugal, torcedores peruanos tinham de decidir se trocavam o ingresso da finalíssima por uma viagem para qualquer destino do Brasil com a GOL. 

gol copa américa

A brincadeira também visava aumentar a hegemonia no estádio, já que os ingressos trocados pelos visitantes eram doados imediatamente para brasileiros que não tinham entradas para a partida.

Porém, momentos antes do jogo, apenas dois peruanos toparam abrir mão de vivenciar a decisão histórica para conhecerem um lugar paradisíaco brasileiro: Fernando de Noronha.

Mas, nem tudo são flores no mercado de live marketing, e, sem dúvida nenhuma, a ação que mais gerou dor de cabeça para a GOL foi a ação promocional feita em parceria com a Brahma durante a partida entre Brasil x Venezuela, no dia 18/06.

Nesta data, quem acessasse o site da GOL poderia adquirir uma passagem aérea internacional ao preço de uma lata de cerveja, ou R$ 3,90 mais a taxa de embarque.

gol copa américa

Infelizmente não deu muito certo. O site caiu, clientes apontaram problemas para efetuar a compra e houve muita reclamação nas redes sociais. O Procon-SP decidiu apurar o que houve.

Mas, problemas à parte, mais uma vez o live marketing mostrou a su1a importância quando o assunto é ativação de marca. Certamente essas marcas estarão presentes na memória dos torcedores por muito tempo.

E, mais importante ainda, é que a Seleção Brasileira é campeã da Conmebol Copa América 2019.

copa américa

Que venham mais eventos esportivos e mais ações de live marketing que você poderá sempre acompanhar no Promoview.

 

Beba com moderação.

Fonte: Redação.

TAGs: ação-promocional belo-horizonte brahma conmebol-copa-américa evento-esportivo gol marketing-esportivo mastercard patrocínio-esportivo porto-alegre Salvador são-paulo tcl