Experiência de Marca

Isenção de vistos para EUA depende de negociações

Todd Chapman participou de evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, que recebeu a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

O ministro-conselheiro da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, disse na última segunda-feira (16/04) que a isenção de vistos de brasileiros vai depender de muito tempo e muita negociação. O conselheiro participou de evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, que recebeu a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

“Estamos bem interessados em continuar o diálogo para facilitar a emissão de vistos e discutir todos os requerimentos que são necessários para o Brasil participe deste processo de isenção de vistos. Mas vai precisar de muito tempo, muita conversa, muitos acordos para facilitar esta possibilidade”, disse Chapman.

Antes da reunião de Hillary com empresários brasileiros e norte-americanos, o secretário de Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, conversou com empresários do país sobre turismo e, principalmente, a abertura de consulados americanos em Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Ele aproveitou para fazer propaganda sobre o país e os pontos turísticos, chegando inclusive a questionar participantes do encontro sobre visitas aos EUA.

Segundo a delegação, o consulado no Rio Grande do Sul deve começar a funcionar no final de 2013. A ideia é reduzir os prazos de espera e custos para os turistas brasileiros que desejarem visitar os EUA – o que seria de grande auxílio para o mercado de turismo americano.

“Nós estamos preparando um relatório para o presidente Obama sobre o futuro do turismo nos Estados Unidos. E o Brasil é uma grande parte deste futuro”, afirmou Salazar.

Segundo Chapman, a concessão de vistos para brasileiros aumentou 62% só no mês de março, em comparação com o mesmo período no ano passado. Em algumas das cidades com consulados (São Paulo, Rio de Janeiro e Recife), a espera pelo visto caiu de 182 dias para 12 dias.

Foram anunciadas mudanças em alguns dos critérios relativos à emissão de vistos. Agora, pessoas menores de 15 anos de idade e acima de 60 anos não precisarão, em muitos casos, tirar a impressão digital. Para quem vai renovar o visto, também foi dispensada a entrevista se o visto expirou nos últimos 18 meses.

Questionado por um representante do governo do Estado do Amazonas, Chapman também não descartou que novos consulados sejam abertos no futuro.

Fonte: G1.globo.com