Experiência de Marca

Heineken investe mais de R$ 20 milhões em ações promo

As ações de live marketing fazem parte do lançamento da plataforma Uefa Champions League e vai contar com inserções em mídia, eventos, ativações em pontos de venda, entre outros.

A Heineken inicia no mês de março o Trophy Tour, evento que acontece anualmente, no qual três países recebem a exposição da taça da Uefa Champions League, antes que ela chegue à grande final do campeonato, na Europa.

As ações de live marketing fazem parte do lançamento da plataforma Uefa Champions League, maior investimento de marketing no ano, com mais de R$ 20 milhões, e vai contar com inserções em mídia, eventos, ativações em pontos de venda e ações de marketing promocional nas mídias sociais.

“O Brasil foi escolhido pela Heineken para sediar o Trophy Tour, porque tem mostrado grande representatividade para a companhia, globalmente falando. A Heineken considera o Brasil uma parada obrigatória para o tour da taça da Uefa Champions League,” comenta Daniela Cachich, diretora de marcas Premium da Heineken Brasil.

O País será o primeiro a receber a visita do troféu neste ano, que ficará exposta no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24/03. Após a exposição, a taça segue para África (Kinshasa, República Democrática do Congo) e Ásia (Jakarta, Indonésia) antes de chegar ao estádio de Wembley, na Inglaterra, para premiar os vencedores da Uefa Champions League.

A Heineken vem valorizando cada vez mais os emergentes. Com ajuda expressiva de países em desenvolvimento, em 2012, a cervejaria atingiu um lucro líquido de US$ 2,3 bi.

Somente no Brasil, a marca Heineken cresceu mais de 47% em relação a 2011, que já havia crescido 87%, consolidando e conquistando uma maior participação de mercado no segmento premium internacional.

Ações em PDV e Mídia

Para suportar a chegada da taça ao Brasil, a Heineken fará uma série de ativações. Os pontos de venda ganharão embalagens exclusivas de Heineken, com design inspirado na Uefa Champions League, um grande atrativo para fãs de futebol e colecionadores. Serão mais de 24 milhões de embalagens, entre longnecks e latas, que receberão grafismos do campeonato e estarão disponíveis a partir da última semana de março.

O período também contará com inserções de mídia em televisão, cinema e digital, com o lançamento do novo comercial de Heineken, “The Final”, uma grande produção filmada no Brasil e que retrata a saga de nosso herói enfrentando desafios a fim de alcançar a tão almejada recompensa, assistir ao vivo à grande final da Uefa Champions League.

Ação de Live Marketing

A Heineken lança a ação de marketing promocional #deixaqueeulevo para interagir com seus consumidores mais antenados. A marca vai premiar seis fãs com uma viagem para Londres para assistir a grande final da Uefa Champions League, no Estádio de Wembley, no dia 25/05, em Londres.

A ação acontece no site da Heineken e será divulgado nas mídias sociais, como Facebook e Twitter.

Durante a competição, os consumidores serão convidados a responder à pergunta: “O que você deixaria de fazer para levar a taça da Champions League de volta?”. Uma banca julgadora vai selecionar as seis respostas mais criativas, e os autores ganharão uma viagem para assistir à final da Uefa Champions League em Londres. A ação vai até 30/04.

Exposição Trophy Tour

Para oferecer ao público uma experiência com o melhor do futebol europeu, Heineken prepara uma exposição completamente interativa, com curiosidades sobre os craques da Uefa e sua história, além da exibição do troféu mais cobiçado da Europa.

A programação vai oferecer atrações com realidade aumentada, exposição de objetos usados nos jogos, como bolas, uniformes e chuteiras e vídeos de momentos históricos da competição. O público estimado é de 5,4 mil visitantes.

Localizada no Espaço Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, a exibição terá entrada gratuita. A ação de live marketing é exclusiva para maiores de idade, entretanto, haverá uma sessão no dia 24/03, das 15h às 18h, no qual será permitida a entrada de menores acompanhados.

Como os ingressos são limitados, o consumidor deve acessar o site para fazer a reserva do seu horário de visita ao Trophy Tour e ter acesso a mais informações sobre o evento.

A marca vai aproveitar a oportunidade para falar sobre a história da Uefa Champions League e a importância da taça para os clubes europeus. Como embaixador da Heineken na parada brasileira do Trophy Tour, a Heineken convidou o jogador Clarence Seedorf.

O jogador já atuou em diversos clubes europeus e venceu a Champions League por três equipes diferentes (AFC Ajax, Real Madrid CF e AC Milan), antes de ingressar no Botafogo. Bebeto, jogador campeão do mundo pelo Brasil e que jogou várias vezes o campeonato mais premium da Europa, será o representante da Uefa no Trophy Tour.

Trophy Tour Party

A Heineken vai celebrar a participação do Rio de Janeiro na Trophy Tour com um evento VIP, com diversas celebridades e jogadores de futebol. A festa vai ser promovida pela promoter Priscila Borgonovi, e vai contar com a presença do DJ Zenon e o Trio Preto. O evento acontece na sexta-feira (22/03) às 22h, no Espaço Miranda, Rio de Janeiro.

Em 2010, a marca já realizou um grande evento para os fãs da Uefa no Rio de Janeiro. Reveja aqui.