Trabalhando muito? Ótimo. Agora descanse!

22/06/2019


Uso quinzenalmente este espaço para falar sobre processos de trabalho, produtividade ou maneiras de usar o live marketing e o ponto de venda para gerar ainda mais resultados aos nossos clientes.

Mas hoje, a ideia é seguir pro lado oposto. Pare. Descanse. Por algum tempo, esqueça processos, trabalho, e até o live marketing.

Não estou sugerindo largar tudo, deixar os jobs em cima da mesa e ir ao bar, não. Sugiro que lembre que a vida também se dá fora das paredes aí da sua empresa. Não é papo bobo, não. Aliás, por sair da minha cabeça, vale ouvir o convite. Por quê?

Porque sou workaholic, trabalho ao menos 12h ao dia, seja na agência, em palestras pelo Brasil, em aulas que ministro em graduação, pós e MBA, ou outros. Raramente descanso, assisto a um filme ou tenho um fim de semana inteiro pra descansar.

Isso não existiu por anos na minha vida. Todos sempre me diziam que um dia a conta chegaria, e chegou.

Num check-up, ouvi do médico que sou irresponsável com a saúde. Aos 37 anos, aparento ter 45 anos, segundo os amigos. Semana passada tive que parar por um dia (o máximo que pude, por conta de uma agenda sempre abarrotada de coisas), por conta de um cansaço físico, mental e com a cabeça explodindo de dor. Remédio do médico? Descansar, corpo e mente.

Faz pouco mais de um ano que repenso esta vida workaholic. Adoro ser assim, pois amo o que faço (é ridículo, mas é uma briga diária para trabalhar menos). No entanto, esta vida está mandando minha saúde pro espaço.

Mais que saúde, meu tempo com pessoas queridas é pequeno, e, agora, que já perdi alguns, é que passei a notar o quanto este tempo me fez falta.

Assim, mais que um artigo ou dica, este texto é um pedido: pare um pouco o quanto antes. Descanse. Assista a um seriado. Passe um dia inteiro dormindo. Vá cozinhar. Corra pelo seu bairro. Passeie com o cachorro. Brinque com seus filhos.

Acredite: grande parte do seu trabalho pode esperar.

 

Por João Riva.

TAGs: artigo joão-riva live-marketing ponto-de-venda