Sompo Seguros assina a Carta de Adesão pelos direitos dos LGBTQI+

06/09/2019


Assinatura integra ações desenvolvidas pela Comissão de Diversidade LGBTI+, que visam a promoção das políticas da companhia em prol da diversidade, o respeito entre as pessoas e igualdade de oportunidades entre colaboradores.

sompo lgbqi+A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de formalizar a assinatura da Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+.

Leia também: Sompo Seguros lança Anônimos do Bem.

Leia também: Sompo Seguros patrocina a ONG Canto Cidadão.

O documento expressa o entendimento sobre o papel das empresas e oferece uma agenda de trabalho para inserção do respeito e promoção dos direitos LGBTI+ nas práticas de gestão.

“Por meio dessa iniciativa, formalizamos perante à sociedade nossos esforços para tornar realidade os objetivos estabelecidos na Carta de Adesão. A nossa companhia já conta com uma política de promoção do respeito entre as pessoas e a igualdade de oportunidades entre os colaboradores. A Carta agora chega como um norteador de boas práticas e nossa adesão vem como uma evolução do trabalho desenvolvido pelas Comissões de Diversidade da Sompo.”, analisa Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros.

sompo lgbqi+

“Celebramos a adesão da Sompo Seguros, que é uma empresa que já conta com práticas internas voltadas à promoção da diversidade. Vimos que a cultura adotada pela companhia está bastante alinhada com o trabalho desenvolvido pelo Fórum.”, afirma Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que representou a entidade no evento de formalização do documento, que aconteceu no dia 30 de agosto na sede da seguradora, em São Paulo (SP), com a participação de membros da Comissão de Diversidade - LGBTI+ da companhia.

“O fato de uma empresa com a dimensão da Sompo assumir esse compromisso é de suma importância para fortalecer um movimento que é relevante para a sociedade na promoção da igualdade e oportunidades e respeito aos direitos humanos.”, conclui Bulgarelli.

Compromisso

A Carta de Adesão - 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+ traz uma lista de dez parâmetros que as empresas signatárias se comprometem a seguir como parte dos esforços de promoção dos direitos humanos do público LGBTI+. São eles:

  1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+.
  2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+. 
  3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
  4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.
  5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.
  6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.
  7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
  8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.
  9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.  
  10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

Diversidade

A assinatura da Carta de Adesão - 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+ acontece em decorrência do trabalho desenvolvido internamente pela Comissão de Diversidade – LGBTI+, que é uma das cinco comissões multidisciplinares formadas na companhia em 2018 por colaboradores com o objetivo de instituir ações, práticas e políticas que promovam a igualdade de oportunidades, além da integração e respeito no ambiente corporativo.

A Sompo Seguros conta atualmente com cinco pilares: Gênero, Gerações, Raças & Etnias, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Cerca de 50 profissionais da companhia dedicam parte de seu tempo às comissões, que organizam iniciativas para garantir a equidade, respeito mútuo, a promoção de um ambiente de trabalho amigável e, com isso, a melhora da qualidade de vida dos colaboradores.

Fonte: Redação.

TAGs: direitos-lgbtqi+ diversidade lgbtqi+ sompo-seguros