Experiência de Marca

Quais cores merecem realmente a nossa atenção?

Essas cores merecem ser compartilhadas nas redes sociais. Faça a sua parte! O Promoview faz a dele.

Na última semana, um comentário feito pela ministra Damares Alves, em que menina vestia rosa e menino vestia azul, gerou uma série de protestos nas redes sociais.

Independentemente do contexto em que a frase foi dita, muito alarde foi feito em cima de algo que não representa nada, e, principalmente, não beneficia ninguém. É muito 'mimimi' por pouca coisa.

Mas, e as cores que realmente têm valor, que merecem a nossa atenção por se tratarem de marketing social, você sabe quais são?

Antes mesmo da polêmica do azul ou rosa, falar dos meses e suas cores já estava na pauta do Promoview, porque queríamos levar aos nossos leitores a importância de se engajar em causas nobres e que contribuem para ajudar milhares de pessoas.

Associar uma “cor” a um mês mostrou-se uma boa ferramenta de marketing social para disseminar informações sobre importantes questões de saúde.

As campanhas do Outubro Rosa (contra o câncer de mama) e do Novembro Azul (contra o câncer de próstata) estão entre as mais bem-sucedidas, e inspiraram muitas outras. Há meses com até quatro cores diferentes, de acordo com sua temática. Estes são os mais conhecidos no Brasil:

1. Janeiro Branco
Tema: Saúde Mental

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo e 11,5 milhões de brasileiros, segundo a OMS. Já os transtornos de ansiedade acometem 264 milhões (18,6 milhões no Brasil).

2. Fevereiro Roxo
Tema: Alzheimer

Afeta memória e linguagem. Estima-se que, no mundo, 35,6 milhões de pessoas têm a doença e, no Brasil, 1,2 milhão.

2.1 Fevereiro laranja
Tema: Leucemia

Alerta para casos de leucemia, em que ocorre um acúmulo de células malignas na medula óssea – órgão responsável por produzir células sanguíneas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa de novos casos para 2019 é de 10.800.

3. Março Lilás
Tema: Câncer do Colo do Útero

É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Em 2018, foram estimados cerca de 16 mil casos.

3.1 Março Azul-marinho
Tema: Câncer Colorretal

Lembra o câncer colorretal, que acomete o intestino grosso e o reto.

4. Abril Azul
Tema: Autismo

O transtorno afeta cerca de 1% da população mundial. É até quatro vezes mais frequente no sexo masculino.

4.1 Abril Verde
Tema: Acidente de Trabalho

Dedica-se a conscientizar sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho. Somos o quarto país na lista das nações com maiores índices de acidentes laborais – de 2012 para cá, foram registrados 4,4 milhões de casos.

5. Maio Roxo
Tema: Doenças Inflamatórias Intestinais

Atingem cerca de 5 milhões de pessoas no mundo e podem provocar câncer colorretal.

5.1 Maio Amarelo
Tema: Acidentes de Trânsito

Estimula o debate sobre acidentes de trânsito, que mataram, só nos primeiros seis meses de 2018, mais de 19 mil mortes e 20 mil casos de invalidez colorretal.

6. Junho Vermelho
Tema: Incentivo à Doação de Sangue

Segundo análises, no inverno, os bancos de sangue sofrem redução de 30% nos estoques.

7. Julho Amarelo
Tema: Hepatites Virais

Os dois tipos mais graves, B e C, acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente.

8. Agosto Laranja
Tema: Esclerose Múltipla

Estima-se que 35 mil brasileiros sofram com essa doença, em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada, perda de equilíbrio e outros problemas.

8.1 Agosto Dourado
Tema: Aleitamento Materno

Os primeiros sete dias do mês são marcados pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que busca conscientizar sobre a importância da amamentação. Os momentos em que a mãe dá de mamar ao bebê são considerados “Horas de ouro” – daí o nome.

9. Setembro amarelo
Tema: Combate ao Suicídio

Considerado pela OMS um grave problema de saúde pública. No mundo, há mais de 800 mil suicídios todos os anos.

9. 1 Setembro Verde
Tema: Doação de Órgãos

Incentiva a doação de órgãos. Em 2016, foram registrados 2.983 doadores no país, um aumento de 5% em relação a 2015.

9.2 Setembro Vermelho
Tema: Doenças Cardiovasculares

No dia 29 é celebrado o Dia Mundial do Coração. Por isso, o mês também chama atenção para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo todo.

11. Outubro Rosa
Tema: Câncer de Mama

O segundo tipo mais frequente entre mulheres em todo o Brasil (exceto na Região Norte). Só em 2018, foram estimados cerca de 59 mil novos casos.

12. Novembro azul
Tema: Câncer de Próstata

É o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil. Até o fim deste ano, espera-se detectar mais de 68 mil episódios.

12. Dezembro vermelho
Tema: HIV

Dados de 2017 indicam que 882.810 brasileiros vivem com o vírus da Aids e cerca de 40 mil novos casos são registrados por ano. Esses índices estão subindo.

12.1 Dezembro Laranja
Tema: Câncer de Pele

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa campanha joga luz sobre a prevenção do câncer de pele, o mais comum no país.

Não importa a cor que você veste. O que conta mesmo é ficarmos alertas em relação a essas cores de marketing social cujo objetivo é alertar a população sobre os riscos de doenças tão sérias que podem ser tratadas se forem detectadas no começo.

Essas cores merecem ser compartilhadas nas redes sociais. Faça a sua parte! O Promoview faz a dele.