Experiência de Marca

O Globo renova projeto gráfico

Aos 93 anos, comemorados no próximo dia 29 de julho, o jornal premium de maior circulação impressa + digital do Brasil aos domingos, se mostra cada vez mais atual com o anúncio de seu novo projeto gráfico.

Aos 93 anos, comemorados no próximo dia 29 de julho, O Globo, jornal premium de maior circulação impressa + digital do Brasil aos domingos, se mostra cada vez mais atual com o anúncio de seu novo projeto gráfico.

Impresso e site ganham nova roupagem, que acompanha os hábitos de consumo do leitor e a reforma do processo de produção das notícias, que segue o pensamento “digital first” mantendo sua profundidade e credibilidade características. A primeira edição do jornal repaginada e a atualização do site serão percebidas pelo público no próprio dia 29 de julho.

“O Globo completará 93 anos totalmente renovado. Uma marca deste novo Globo é a responsabilidade social. Ampliaremos plataformas como o "Reage, Rio!" e o "E agora, Brasil?", que se dedicam, em debates e reportagens, a discutir soluções para ajudar o País a sair da crise em que se encontra. Outros seminários e cadernos especiais temáticos serão publicados com maior frequência nos próximos meses. Acreditamos fortemente no papel que o jornal desempenha no reforço da democracia brasileira.”, adianta Alan Gripp, diretor de Redação do Globo.

O projeto gráfico atual é de 2012 e esta é a primeira vez que impresso e digital são modificados simultaneamente, em um projeto comandado pelo editor-executivo Chico Amaral.

Ao apresentar uma plataforma mais confortável para leitura e condizente com a jornada do leitor, o jornal reforça a principal funcionalidade do impresso na rotina do leitor: a de validar, comprovar e aprofundar as notícias diárias através de seu conteúdo.

“Primeiro veio o redesenho do site, o impresso seguiu a mesma linha. O novo projeto gráfico horizontaliza a leitura em ambas as plataformas e dá mais recursos visuais para convidar o público a uma melhor experiência de consumo da informação, seja no papel, desktop ou mobile.”, explica Chico Amaral.

Entre as mudanças destaca-se ainda o uso ainda maior de recursos gráficos para dar ritmo à leitura e valorizar a narrativa. A infografia continua a ser explorada nas matérias, com a presença da fotografia ganhando ainda mais peso, trazendo valor à edição, e o símbolo de um círculo como elemento de navegação e um elo com a marca é incorporado à identidade visual. Jornal e site passam a ter a mesma tipografia, o que unifica a identidade das plataformas e contribui para o refinamento e a leveza desejados na concepção de um produto premium.

Na capa do jornal impresso, a primeira mudança percebida é o logotipo, que é reposicionado do centro para o canto esquerdo e ao cabeçalho adicionam-se chamadas de matérias, aproximando a estrutura da linguagem visual do site.

Com o propósito de trabalhar o ritmo visual do leitor e trazer mais qualidade à leitura, o projeto promove mudanças na paginação do jornal impresso, com a estrutura de diagramação se tornando mais clara. Blocos de assuntos mais definidos, com um sistema de modulação das páginas são algumas das alterações.

O espaço dos colunistas, que é percebido em pesquisa recente como valioso pelos leitores no momento de aprofundamento das notícias, também ganha mudanças com a horizontalização das colunas. Desta forma, otimiza-se a leitura de seu conteúdo, contribuindo ainda mais para a reflexão e o aprofundamento das notícias. Os espaços de opinião e análise são transferidos para o início do primeiro caderno, ganhando mais destaque, e o jornal também passa a receber colunistas convidados.

Site: home page modulada e chamadas hierarquizadas

A plataforma digital ganha as mesmas características de identidade do papel, porém o redesenho não deixa de lado as particularidades de cada plataforma. A home page do site também ganha modulação em quatro colunas, as chamadas recebem mais destaque e passam a ser hierarquizadas, deixando evidente ao leitor o que é mais importante. O site ainda abandona a estrutura vertical atual e assume faixas horizontais, com as chamadas agrupadas por afinidade de assuntos, o que permite uma maior organização das notícias.

Contexto para o mercado anunciante

Os anunciantes também são beneficiados com o redesenho. Na nova diagramação do impresso, os anúncios ganham mais contexto com matérias que os “abraçam”.

“Os redesenho reforça nossa conexão com a audiência. O quanto entendemos e nos preocupamos em estar alinhados com a forma com que o nosso público consome conteúdo. E é neste campo que atuamos também com os anunciantes: temos o ambiente e a habilidade de transmitir histórias completas e profundas – que é o campo das empresas de conteúdo – e isso tem valor para marcas que buscam se conectar de verdade com os consumidores.”, completa Tiago Afonso, diretor de desenvolvimento comercial e digital da Infoglobo e Editora Globo.