Network pode ser a chave do seu negócio

20/04/2019


Network é uma das palavras mais usadas no mundo dos negócios na atualidade. Mas, o que realmente ela significa? Rede de relacionamento e o poder das relações interpessoais na concretização e sucesso de negócios, marcas e produtos.

Quando se define uma rede forte de relacionamento, seja com clientes, futuros parceiros, fornecedores, é possível desenvolver ideias e criar novas oportunidades.

Manter a rede ativa é uma tarefa diária e exige atenção, cuidado e interação.

Estabelecer uma boa base de contato e cuidar desses pode ser a chave para ampliar empreendimentos ou ter novas ideias mais rentáveis. Em um mundo tão digital, estabelecer bons e duradouros relacionamentos é um desafio, mas com disciplina isso é possível.

Mas para manter sua rede ativa, é necessário administrar seu tempo e definir as ações que vai desenvolver com cada público. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a se organizar com seus contatos e ações.

1. Antigos contatos são importantes

Você já se deu conta de quantas pessoas conheceu em sua vida? Alguns foram fundamentais em um ou outro processo, mas todas são importantes. Seja para seu crescimento pessoal ou profissional.

Está na hora de resgatar esses antigos contatos. Atualmente, as redes sociais facilitam muito esses reencontros. Ao retomar a conversa com um velho amigo, você pode, por exemplo, ganhar um novo parceiro.

Então, não perca tempo, faça uma lista de pessoas que você não fala há algum tempo e procure por elas.

2. A importância da identificação

Quando você conhece alguém, ou reencontra uma pessoa, procure assuntos comuns. Mas tome o cuidado para ser um assunto agradável, onde a conversa flui e vocês possam aproveitar a companhia mútua. O assunto não precisa ser necessariamente sobre trabalho, porém, evite assuntos polêmicos.

3. O encontro pessoal é sempre válido

A tecnologia ajudou muito a retomar antigos contatos, e, sem dúvida, economiza muito tempo e esforço em várias situações. Mas, o networking, é necessário fora das redes sociais.

Organize sua agenda para encontrar pessoas. Tente um contato pessoal com cuidado para não forçar uma situação, mas não desperdice a oportunidade de uma boa conversa. O ideal é você ir até a pessoa, no local que ela escolher. Isso vai mostrar gentileza e deixar seu novo contato mais confortável.

4. Simpatia no primeiro contato

O primeiro contato com alguém – seja pessoalmente, por telefone ou na internet – exige atenção. Se aproxime da pessoa de forma respeitosa, explique quem você é, o que faz, como e porque chegou até ela. Mostre seu interesse na pessoa e em seus projetos.

5. Marque presença nos eventos

Todos nós temos uma agenda repleta de compromissos, mas é importante aceitar os convites que recebe. Ir a eventos corporativos é uma boa maneira de conhecer pessoas e estreitar relações.

Se prepare para eles. Veja quem estará lá, leve cartões de visita o suficiente, certifique-se do tema que será abordado e estude sobre ao assunto.

Ao encontrar pessoas que já conhece, vá até elas, cumprimente-as e escute suas boas novas. Se for alguém que não vê por algum tempo, relembre à pessoa quem você é, de onde se conhecem e inicie um nova conversa.

Quando conhecer novas pessoas, seja simpático, de um aperto de mão firme, ouça a pessoa atentamente, mostre interesse dando seguimento às suas perguntas.

6. Chegue cedo nos eventos

Quando o objetivo é estabelecer contatos, chegar cedo tem muitas vantagens. O ambiente vai estar menos lotado e as pessoas vão estar mais disponíveis para uma conversa. Assim, você pode estabelecer uma estratégia, definir o número de pessoas que gostaria de falar ou o tempo que ficará no evento.

7. Cuide de sua rede

É muito desagradável quando conhecemos uma pessoa e depois ela só nos procura quando precisa, não é verdade. Não deixe isso acontecer com sua rede. Crie uma rotina de ações.

Depois de ter estabelecido contato, pessoal ou on-line, mande uma mensagem, um e-mail falando sobre a felicidade em conhecer aquela pessoa, sobre o encontro que tiveram e deixe o canal aberto para seguir com a conversa.

Fale com os seus contatos, mande-lhes cartões em datas importantes e certifique-se que não se esquecem de você.

Com essas dicas e seu bom senso poderá estabelecer um bom networking e pronto para seus objetivos.

 

Por Adriane Zagari.

 

TAGs: adriane-zagari eventos-corporativos