Natura realiza desafio global para zerar resíduos de embalagens

18/10/2019


As inscrições para o Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging estão abertas para soluções de inovadores de todo o mundo.

A Natura faz chamada global à rede de inovadores para encontrar novos meios de combater a geração de resíduos e a poluição por plástico.

Leia também: Natura e Heineken juntas em prol da sustentabilidade no RiR.

Leia também: Natura Tododia questiona rótulos em mulheres.

Empreendedores, startups, instituições de pesquisa, universidades e empresas estão convidados a apresentar soluções com novos materiais renováveis, solúveis ou biodegradáveis, bem como inovações em modelos logísticos, de serviços ou comerciais.

O processo de inovação aberta ocorre na Natura há mais de 20 anos, e o desafio inédito é promovido em parceria entre Natura Campus e Natura Startups.

"Para nós, só é inovação se gerar impacto positivo. Acreditamos no poder das redes para transformar os desafios da atualidade.", argumenta Roseli Mello, diretora de Inovação Expandida da Natura.

São esperadas soluções que já tenham alguma etapa de desenvolvimento realizada, podendo ser em pesquisa aplicada, validada ou disponível para escalonamento. Todas as iniciativas com potencial de resolver o desafio serão analisadas pelo time da Natura e as soluções escolhidas poderão realizar parcerias e receber investimentos para se tornarem viáveis.

"Queremos conectar soluções de diferentes naturezas, encontrar e integrar as propostas que de fato agreguem valor à nossa rede de relações. Queremos aprender e ensinar com o potencial coletivo, onde a tecnologia, o digital, as cadeias e modelos comerciais se encontram para aumentar ainda mais nossas chances de inovar." explica Luciano Abrantes, diretor de Inovação Digital da Natura.

De acordo com estudo realizado pela ONU, 1.3 bilhão de toneladas de lixo são geradas anualmente em todo o planeta. No Brasil, a média por ano é de 78 milhões de toneladas. A Natura foi a primeira empresa de cosméticos brasileira a oferecer refis, desde 1983, e tem ampliado o uso de materiais reciclados pós-consumo e plástico verde em suas embalagens.

"Atualmente, já economizamos por ano o equivalente ao lixo produzido diariamente por 4,4 milhões de pessoas, mas queremos ir muito mais longe.", afirma o diretor de Inovação em Produtos, Daniel Gonzaga.

As inscrições para o Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging vão até o dia 30 de novembro. Para participar basta preencher o formulário no site.

Fonte: Redação.

TAGs: natura responsabilidade-social Sustentabilidade