Experiência de Marca

Mondelez International expande foco no empoderamento feminino

Por meio do Cocoa Life, empresa acredita que mulheres empoderadas desempenham papel crucial na criação de comunidades de cacau sustentáveis.

Por meio do Cocoa Life, empresa acredita que mulheres empoderadas desempenham papel crucial na criação de comunidades de cacau sustentáveis.

A Mondelez International anuncia novas ações para acelerar o empoderamento feminino por meio do Cocoa Life – programa de sustentabilidade da companhia na cadeia produtiva do cacau.

Desde 2014, a Mondelez International mantém projetos com esse foco em Gana e na Costa do Marfim, na África, e agora expande as iniciativas para outros dois países: Indonésia e República Dominicana.

Com a expansão, mais de 100 mil mulheres serão beneficiadas em mais de mil comunidades nos quatro países. Os projetos utilizam como base aprendizados de parceiros locais e internacionais do programa Cocoa Life e promovem o empoderamento feminino por meio de cinco frentes: agricultura, comunidade, juventude, meios de subsistência e meio ambiente.

As ações são apoiadas por uma metodologia transformadora que conecta recursos, atividades, resultados e impacto final. Todas as origens são avaliadas regularmente em busca de oportunidades para um impacto maior e mais sustentável e as atividades adaptadas de acordo com as necessidades locais.

"Temos o compromisso de oferecer snacks feitos da maneira certa e isso inclui transformar nossa cadeia de fornecimento de cacau para aumentar as oportunidades para agricultores e comunidades.", afirma Cathy Pieters, diretora do programa Cocoa Life.

“Acreditamos que o empoderamento das mulheres desempenha um papel crucial na criação de comunidades de cacau sustentáveis. Com base em nossa experiência, aprendemos que nas comunidades em que as vozes das mulheres são ouvidas e tratadas de forma igual, há aumento de renda, melhor gerenciamento das finanças da família e melhora da frequência escolar. Isso se traduz em maior sucesso econômico e numa agricultura de cacau mais sustentável, e significa que a capacitação das mulheres aumenta as oportunidades de progresso para a comunidade como um todo.”, completa Cathy.

A mensuração dos impactos do Cocoa Life traz indicadores positivos, como a expansão do acesso às associações de crédito locais para mulheres na Costa do Marfim e em Gana, voltado para maior controle dos recursos domésticos e produtivos.

O programa também ampliou o acesso a bolsas de estudo para 50 mil mulheres por ano, além de incentivar o empreendedorismo e dar voz e espaço ao potencial feminino. Cerca de 60 mil membros da comunidade foram treinados em conscientização de gênero para mudar percepções, atitudes, comportamentos e abordar as desigualdades de gênero.