Experiência de Marca

Live Arena e Ser Educacional formarão gamer´s

Principal arena multiuso do Brasil e um dos maiores grupos de educação superior do País lançam cursos livres de capacitação a partir do dia 29 de outubro.

Inaugurada em outubro de 2017 com o propósito de fomentar e profissionalizar o universo dos jogos eletrônicos, a Live Arena conveniou-se com o Ser Educacional, mantenedor de mais de 60 instituições de Ensino Superior do Brasil, para desenvolver o pilar “Educação”, com o lançamento de cursos livres das modalidades que mais crescem no País e no universo gamer.

Nesta primeira etapa, que terá início no dia 29 de outubro, serão três opções de cursos presenciais: Cosplayer e Cosmaker; Pro Player (League of Legends) e Criação de Conteúdo.

Orientados por professores de eSports, streamers, cosplayers, empresários, educadores e psicólogos, os alunos poderão aprender e desenvolver seu potencial criativo a partir de aulas teóricas e práticas. No total, serão 100 alunos, em turmas limitadas.

O material didático e a grade de ensino foram desenvolvidos por especialistas em educação da Ser Educacional, além de experts e profissionais do universo gamer, como o ex Pro Player de LoL e streamer Felipe “YoDa” Noronha; Alessandra Dutra, Mestre em Psicologia com atuação nos eSports e Coordenadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Leon Martins, Cosplayer; Lucas Braga, Head of Brazil Partnerships  da Twitch, entre outros.

De acordo com Rodrigo Rivellino, sócio fundador da Live Arena, a iniciativa é parte de um movimento sociocultural, com pensamento nas novas profissões do futuro. "Estamos enxergando uma necessidade não só de profissionalizar esse universo, como também de gerar oportunidade para as pessoas se desenvolverem de maneira genuína, consistente e com conteúdo qualificado. Muitas das profissões dos próximos dez anos ainda não existem, e certamente muitas delas estão relacionadas com o ecossistema gamer.", explica Rivellino.

Nos últimos anos, observou-se uma crescente audiência dos eSports, além do aumento significativo do número de jogadores profissionais. “O Ser Educacional incentiva a disseminação da educação e nós enxergamos uma mudança de pensamento em relação ao que são os eSports e seus jogadores. Tornar-se um jogador profissional no segmento, qualificado através de um curso preparado por profissionais de diversas áreas é essencial. Um gamer não é uma profissão do futuro, mas do presente.”, completa Simone Bergamo diretora acadêmica do grupo Ser Educacional.

A iniciativa visa criar uma base para sustentar uma comunidade que se relaciona com os games e eSports não apenas como lazer, mas principalmente, profissão. No Brasil, o número de jogadores virtuais já ultrapassa os 75 milhões, de acordo com a empresa de pesquisa Newzoo. Até o fim de 2018, o mercado deve movimentar mais de US$ 1,5 bilhão.

Para Felipe YoDa Noronha, sócio da Live Arena e considerado o maior streamer do Brasil, o conteúdo dos cursos é para pessoas que gostam e querem viver de games. "A grade contempla um conteúdo absurdo para quem quer aprimorar seus conhecimentos e habilidades, e também para os que querem iniciar neste universo.", destaca YoDa.

O grande diferencial da Live Arena é o corpo docente multidisciplinar, com a participação de alguns dos melhores profissionais da área. "Como mãe e sócia do YoDa e educadora, tive a oportunidade de participar ativamente da formação dele e de muitos jogadores e streamers Gamers. O método pioneiro e visionário que desenvolvemos, proporcionará à sociedade um novo olhar, uma nova perspectiva e servirá de direcionamento a muitos jovens que jogam e sonham em trabalhar com games.”, avalia Adriana.

Neste ano, os cursos serão realizados de forma imersiva, com vagas limitadas. Para 2019, o método de ensino terá maior abrangência geográfica, com aulas em Ensino à Distância (EAD) e presenciais. Em outubro, os cursos e criação de conteúdo acontecem na Live Arena, em São Paulo, local que permite uma perfeita interação entre professores e alunos, em sinergia com esse ecossistema.

“Desenvolver o futuro e apresentar o presente do universo gamer no Brasil. Esse é o nosso grande propósito com as iniciativas por meio da Live Arena.”, ressalta Rodrigo Rivellino.