Experiência de Marca

Fusão de agências faz nascer a SunsetDDB

Guto Cappio, presidente da Sunset, vai comandar a nova agência subordinada no Brasil ao Grupo ABC, que optou por deixar de usar a marca DM9, após perdas importantes para a agência.

Guto Cappio, presidente da Sunset, vai comandar a nova agência subordinada no Brasil ao Grupo ABC, que optou por deixar de usar a marca DM9, após perdas importantes para a agência, como Itaú e institucional de J&J.

A Omnicom e o Grupo ABC, controlado pela holding norte-americana, decidiram unir as agências Sunset e DM9DDB.

A nova operação se chamará SunsetDDB e será comandada por Guto Cappio, presidente da Sunset. A escolha representa uma mudança de planos para Cappio, que iria se desligar da Sunset e do Grupo ABC neste fim de ano e se mudaria com a família para os Estados Unidos, mas aceitou proposta para ficar e liderar a nova operação, que irá absorver contas e parte da equipe da DM9DDB. Marcio Oliveira, CEO da DM9, não deve ficar na nova operação.

Nos últimos meses, executivos do ABC e da Omnicom estudavam soluções para o futuro da DM9DDB, que nos últimos anos perdeu clientes importantes, como Itaú (que concentrou sua verba na Africa e DPZ&T) e o institucional para marca e promoções da J&J (que foi para a J. Walter Thompson).

Em 2018, a DM9 venceu duas concorrências importantes pelas contas de Vigor (ex-Fischer) e OLX (antes na CuboCC). Entre seus principais clientes estão ainda Johnson & Johnson (marcas como Baby Johnson, Sempre Livre, Carefree, Sundown e Aveeno), Perdigão (a fatia on-line foi perdida para a Ampfy), McDonald´s e Walmart (que manteve após concorrência e atende em parceria com a Z515, através da operação exclusiva para a conta, chamada de Tamboré).

Guto Cappio.

A Sunset também atende Johnson & Johnson e o Itaú, que deixou a DM9 recentemente. Um conflito de contas visível é o atendimento a Seara na Sunset e a verba de Perdigão, da BRF, na DM9.

No início do ano passado, para tentar melhorar um desempenho que já não era bom, o Grupo ABC recorreu ao seu maior líder: Nizan Guanaes assumiu o comando da DM9DDB. Ele voltou a dar expediente diário na agência que comprou em 1989 e transformou em uma das principais marcas da publicidade brasileira. Agora, após uma história de 43 anos, a marca DM9 deixa de ser usada.

A DM9 foi fundada em 1975, em Salvador, pelo publicitário Duda Mendonça, que a nomeou com suas iniciais. Em 1989, foi comprada por Nizan Guanaes e Guga Valente, que tiveram o banco Icatu como financiador da empreitada e transferiram a sede da DM9 para São Paulo.

A marca DM9DDB continua com um enorme recall junto aos executivos de marketing. Na pesquisa Agency Scope, que ouviu 376 executivos de marketing, entre maio e setembro deste ano, a agência aparece como segunda colocada no ranking de conhecimento espontâneo, no qual os entrevistados podem citar quantas agências se lembrarem (a Africa é a primeira; e a Ogilvy, a terceira).