Electrolux celebra centenário com plano para uma vida sustentável

07/09/2019


A marca anunciou em sua sede na Suécia o programa "Better Living", um plano para proporcionar uma vida melhor e mais sustentável para seus consumidores em todo o mundo até 2030.

electroluxCom metas ousadas e focadas em alimentação melhor, mais cuidado com as roupas e ambiente doméstico saudável, a iniciativa amplia o escopo do compromisso da Electrolux em sustentabilidade e permite que a empresa e suas marcas contribuam de maneira significativa com os principais desafios globais.

Leia também: Electrolux apoia o Grupo Mulheres do GAU na Virada Sustentável.

Leia também: Electrolux coloca no ar "Mais amor pela sua casa".

"Na Electrolux temos muito orgulho da maneira como nossos eletrodomésticos ajudaram a transformar, para melhor, centenas de milhões de lares nos últimos 100 anos. Ao mesmo tempo, a maneira como todos vivemos hoje também representa um grande desafio para um futuro sustentável. Como líder global em eletrodomésticos, temos uma oportunidade enorme para eliminar barreiras que dificultem escolhas sustentáveis para consumidores e a indústria.", explica Jonas Samuelson, CEO da Electrolux.

"É aí que entra o programa Better Living: trata-se de uma lista de tarefas que define o direcionamento da nossa empresa globalmente. Tudo, desde o desenvolvimento do produto até a maneira como fazemos negócios e nos comunicamos com os consumidores, será impactado pelo projeto.", reforça o CEO.

electrolux

Quatro metas foram definidas para 2030, alinhadas com os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), todas integradas à estratégia global de sustentabilidade da Electrolux:

• Fazer da alimentação sustentável a opção preferida.
• Fazer com que as roupas durem o dobro do tempo, com a metade do impacto ambiental.
• Deixar as residências livres de alérgenos e poluentes nocivos.
• Tornar nossos negócios circulares e neutros em relação ao clima.

A Electrolux irá financiar até 2030 a Electrolux Food Foundation com um total estimado de 100 milhões de Coroas Suecas (cerca de R$ 43 milhões). Como primeira ação, a empresa pretende contribuir para fazer com que a alimentação sustentável seja a primeira escolha com apoio à iniciativas com colaboradores e parceiros.

Por exemplo, até 2030, a Food Foundation pretende oferecer programas de educação e capacitação em culinária para pelo menos 300 mil pessoas e apoiar milhões de pessoas necessitadas com parceiros globais e locais.

electrolyx

O Programa Better Living irá colocar em evidência pelo menos 100 ações que irão contribuir significativamente com as metas estabelecidas até 2030. Essas ações, que podem estar no escopo dos negócios regulares da empresa, também podem ser executadas por meio de parcerias externas e outras iniciativas e serão constantemente anunciadas no site.

Ampliando o escopo da sustentabilidade

Lançado no aniversário de 100 anos da empresa, o Programa Better Living mostra que a Electrolux, empresa classificada como líder em sustentabilidade do setor por várias organizações independentes, adotou uma abordagem ainda mais holística à respeito da sustentabilidade.

Os esforços em sustentabilidade da Electrolux concentram-se principalmente nas operações de supply chain (que respondem por 15% do impacto climático da empresa), e no consumo de energia pelo uso de produtos (que responde pelos outros 85%).

Estas são as áreas-chave da companhia uma vez que a meta é tornar a produção neutra em relação ao clima. Para isso, a Electrolux terá uma forte abordagem para gerenciar o impacto ambiental direto e indireto da empresa.

"Agora, com o programa Better Living, estamos empenhados em promover mudanças nas principais áreas de uso de nossos produtos. Embora seja mais complexo de se mensurar, está claro que a forma como todos nós conservamos e preparamos alimentos, e cuidamos de nossas roupas, por exemplo, impacta significativamente o meio ambiente.", disse Henrik Sundström, chefe de assuntos de sustentabilidade da Electrolux.

Esse novo compromisso será refletido em uma versão atualizada de toda a estrutura de sustentabilidade da empresa, que será apresentada ainda este ano, juntamente com novas metas relacionadas a outras questões relevantes de sustentabilidade, como o aumento do uso de materiais reciclados.

electrolux

Legitimação da ciência e pesquisa do consumidor

A relevância das quatro metas para 2030 no programa Better Living foi comprovada por uma pesquisa recente, o Relatório Better Living, que foi conduzida para explorar as atitudes e os desafios dos consumidores quando se trata de vida sustentável.

Fazer da alimentação sustentável a escolha preferida

Com aproximadamente 30% das emissões climáticas globais provenientes da produção de alimentos e o desperdício de um terço de todos os alimentos produzidos, a Electrolux trabalhará para permitir que mais consumidores armazenem, cozinhem e consumam alimentos de uma maneira que beneficie as pessoas e o planeta.

Além disso, embora a maior parte das emissões da indústria de alimentos venha de produtos de origem animal, apenas 1 em cada 5 consumidores vê a importância dos alimentos à base de plantas para uma alimentação mais sustentável.

Para alcançar essa meta, a Electrolux intensificará sua liderança em soluções de conservação de alimentos que ajudam a reduzir o desperdício e irá desenvolver soluções de culinária que facilitem e tornam mais atrativas as opções sustentáveis de alimentos.

Fazer com que as roupas durem o dobro do tempo, com a metade do impacto ambiental

A moda é outra indústria com um impacto climático significativo. Cuidar das roupas para prolongar sua vida reduz drasticamente a pegada de carbono. No entanto, embora 7 em cada 10 consumidores concordem que esta é a escolha mais importante para a sustentabilidade nessa área, apenas 3 em cada 10 lavam roupas a temperaturas mais baixas ou com menos frequência.

Trabalhando para atingir essa meta, a Electrolux continuará aprimorando a tecnologia de tratamento de tecidos para aumentar a longevidade das roupas e reduzir o consumo de água e energia. A empresa também fará parceria com públicos de interesse, como a indústria de roupas e detergentes, para promover a inovação e inspirar os consumidores a adotar hábitos de cuidados mais sustentáveis.

electrolux

Deixar as residências livres de alérgenos e poluentes nocivos

A poluição do ar interno nas casas pode ser até cinco vezes maior que a poluição do ar nas ruas e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um risco significativo para a saúde. Embora quase 8 em cada 10 consumidores acreditem que a qualidade do ar interno seja importante, metade deles sente que não possui as ferramentas para agir em relação a isso, de acordo com o Relatório Better Living.

Para atingir esse objetivo, a Electrolux vai estimular o desenvolvimento de soluções sofisticadas de ar e climatização que otimizem o ar interno. Outra oportunidade é explorar novos modelos de residências que permitam que mais consumidores melhorem seu ambiente doméstico.

Tornar nossos negócios circulares e neutros em termos de clima

A sustentabilidade é uma parte importante da estratégia da Electrolux há muitos anos. Mas, com esse novo objetivo, a companhia assume um compromisso de nível zero de emissões de carbono em suas instalações em todo o mundo. Para isso, a Electrolux vai focar no desenvolvimento de modelos de negócios circulares e designs de produtos que melhorem a eficiência geral dos recursos.

Para alcançar essa meta, a Electrolux vai aumentar significativamente o uso de energia renovável e instalar painéis solares em todas as suas unidades. A empresa também tem como objetivo alcançar um nível zero de desperdício nas fábricas e promover um projeto para desenvolver um aspirador de pó feito de materiais totalmente reciclados.

Fonte: Redação.

TAGs: electrolux marketing-sustentável Sustentabilidade