Experiência de Marca

Ações sustentáveis: quanto mais, melhor

O Promoview sempre abriu espaço para publicação de<em> posts</em> relacionados à sustentabilidade, porque é muito bom ver empresas se preocupando com o bem-estar da comunidade à sua volta e com o meio ambiente.

Na época do Natal, de datas comemorativas como Dia do Meio Ambiente, da Árvore, entre outras, as ações de marketing sustentável acontecem em larga escala. Mas, e depois?

O Promoview sempre abriu espaço para publicação de posts relacionados à sustentabilidade, porque é muito bom ver empresas se preocupando com o bem-estar da comunidade à sua volta e com o meio ambiente.

Infelizmente, não são todas as marcas que se preocupam com o que acontece ao seu redor, só se manifestam na época do Natal onde parece ‘ser bonito’ fazer o bem para alguém. As ações sustentáveis deveriam acontecer em alta escala durante todos os meses do ano e não apenas quando a mídia dá destaque.

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

No entanto, as ações de marketing sustentável não dizem respeito apenas ao meio ambiente, e, sim, ao bem-estar da comunidade como um todo. Elas estão normalmente relacionadas com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.

O conceito está intimamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações. Além disso, a ideia de “sustentabilidade” adquire contornos de vantagem competitiva. Isto permitiu a expansão de alguns mercados, nomeadamente o da energia, com o surgimento das energias renováveis.

Problemas sociais existem em todo o mundo. Os governos não cumprem com a sua parte. O próprio Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos, é um que declara abertamente que o problema do aquecimento global é um embuste. Dessa forma, fica difícil esperar que os governantes façam algo pelo planeta e pela população carente.

Sendo assim, é importante que cada vez mais marcas realizem ações sustentáveis. Não podemos mais esperar que os governantes tomem atitudes, porque vem eleição, vai eleição e eles não se manifestam em melhorar as condições de vida de ninguém.

Quando o povo se une em prol do benefício dos outros, as chances de termos um mundo melhor aumenta de forma grandiosa. Portanto, vamos nos unir e apoiar as ações sustentáveis e sociais das empresas.

Quanto mais divulgarmos conteúdo de ações de marketing sustentável, mais estaremos contribuindo para um desenvolvimento econômico e social para o mundo todo. Bons exemplos devem ser seguidos!