A hora é de dar um basta à homofobia

17/05/2018


Pode parecer inconcebível que em pleno Século XXI, Era da Tecnologia, ainda seja preciso que uma data especial seja criada para lembrarmos de determinadas coisas, e, principalmente, de aprendermos a ter respeito para com o próximo.

Nesse 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia. No Brasil, ela foi incluída no calendário oficial em 2010.

Também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia”, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

A homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual.

Ainda existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, se reflete em atos desumanos de violência extrema contra esses indivíduos.

Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

O 17 de maio foi escolhido porque nessa data, em 1990, que ocorreu a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa foi uma importante vitória para o movimento LGBT comemorada por pessoas e ONGs de vários países.

A equipe do Promoview repudia toda e qualquer atitude preconceituosa contra os LGBT, e, sempre que possível, publica em suas páginas eventos realizados em defesa desse público. Veja aqui.

Fonte: Redação.